O POEMA PARA ALÉM DO VERSO: UMA PERSPECTIVA VERBIVOCOVISUAL NO POEMA “NOME” DE ARNALDO ANTUNES
Abstract
Durante muito tempo o verso foi um traço distintivo que nos permitia reconhecer de imediato um texto poético, mesmo mantendo a escrita tradicional ainda sim se torna visível uma grande demanda pela oralidade na poesia. Os experimentalismos performáticos foram propostos desde o século XX por vários movimentos de vanguarda, no entanto foram apenas com a ampliação da tecnologia, mídias audiovisuais e sonoras, que as inovações da poesia concreta se enriqueceram. A partir desses aspectos expostos acima o presente artigo propõe um estudo do poema Nome de Arnaldo Antunes, na perspectiva verbivocovisual, em busca de entender quais as principais criticas apontadas pelo autor/performer/compositor nesse poema. Analises em curso apontam que os novos experimentalismos performáticos contemporâneos estão ganhando espaço e publico pela sua originalidade tanto na literatura quanto na musica. Para tanto realizaremos uma analise do poema NOME de Arnaldo Antunes lançado em livro, disco e home-vídeo, buscando identificar o que ele propõe em sua obra com essa experiência verbivocovisual. Para sustentar essa pesquisa nos apoiamos em Philadelfo Menezes que traça a trajetória da poesia visual, Gonçalo Aguilar, Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari, que fazem um percurso e uma cronologia do movimento de poesia concreta no Brasil, dentre outros.
References
AGUILLAR, Gonzalo. Poesia Concreta Brasileira: As vanguardas na Encruzilhada Modernista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
CAMPOS, Augusto de. PIGNATARI, Décio. CAMPOS, Haroldo de. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2006.
ANTUNES, Arnaldo. Melhores poemas: Arnaldo Antunes / Noemi Jaffe, (seleção e prefácio), São Paulo: Global, 2010.
JESUS, Sandra Aparecida De. A poesia concreta e visual de Augusto Campos em ambiente virtual. 2013. Disponível em < http://fapam.web797.kinghost.net/admin/monografiasnupe/arquivos/2042014183751SANDRA_AP.pdf> Acesso em 12/05/2016.
MENEZES, Philadelpho. Poética e visualidade: Uma trajetória da poesia brasileira contemporânea. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 1991.
MATOS, Claudia Neiva de. Vanguardas Poéticas e tecnologias sonoras: poesia é risco. Matraga, Rio de Janeiro, V.17, N.17, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga27/arqs/matraga27a07.pdf> Acesso em 12/05/2016.
MODRO, Nielson Ribeiro. Obra Poética de Arnaldo Antunes. Universidade Federal do Paraná, 1996. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/24379/D%20-%20MODRO,%20NIELSON%20RIBEIRO.pdf?sequence=1> Acesso em: 12/05/2015.
FILGUEIRA, Jorge Normando dos Santos. Isso é o Nome das Coisas? A Palavra-Canção em Arnaldo Antunes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/19751/1/JorgeNormandoDosSantosFilgueira_TESE.pdf> Acesso em: 12/05/2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).