PROBLEMATIZANDO A EDUCAÇÃO (FÍSICA) ESCOLAR EM PRISÕES E A RESSOCIALIZAÇÃO DE ALUNOS/AS ENCARCERADOS/AS
Abstract
O objetivo é discutir de maneira breve a importância e os desafios da educação e da educação física, enquanto componente curricular da escola básica, em espaços de privação de liberdade. Por meio de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, destacou-se a necessidade de a prisão e a escola nela inserida se configurarem efetivamente como ambientes que garantam condições humanizadas para que as pessoas presas possam reintegrar-se à sociedade com uma nova postura e perspectiva de vida. O estudo conclui que a educação física é um importante espaço pedagógico para a formação humana em sua integralidade. Nas escolas em prisões, as práticas corporais podem ser contextualizadas, individual e coletivamente (re) significadas e constituírem-se em experiências positivas que auxiliem na (re) construção do projeto de vida dos/as alunos/as-presos/as. Por fim, ressalta a necessidade da tematização da educação em prisões na formação inicial e continuada de professores/as, a fim de que possam desenvolver conhecimentos, habilidades e competências pedagógicas e socioemocionais que atendam às particularidades da escola no cárcere e dos/as alunos/as presos/as que a frequentam.
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