VACINAÇÃO INFANTIL E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA EXECUÇÃO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

Abstract

A imunização deve ser entendida como um modificador no curso das doenças, pois proporciona decréscimo da morbidade causada pelas doenças infecciosas. No entanto, nota-se um aumento da hesitação vacinal no Brasil, influenciada pela comunidade anti vacina e veiculação de notícias falsas. O objetivo desse relato é divulgar as dificuldades e estratégias na coleta de dados do projeto de pesquisa que visava identificar a opinião dos responsáveis sobre a vacinação infantil. Portanto, as barreiras enfrentadas, iniciaram na dificuldade que alguns diretores opuseram para realizar a aplicação dos questionários. Além disso, algumas estratégias não foram bem sucedidas até que decidiu-se fazer as entrevistas na porta das escolas. Assim, foi possível alcançar as metas de amostragem. Por fim, deixa-se aqui um relevante exemplo de persistência e determinação a fim de realizar pesquisas científicas que, de certa forma, promovem a saúde pública.

Author Biographies

Taynara Augusta Fernandes, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Possui graduação em Ciências Biológicas, pós graduação em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, mestrado em Ecologia, todos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte. Atua como professora no ITPAC e na Faculdade Objetivo. Tem experiência como professora no Instituto Federal do Tocantins, na Universidade Federal do Tocantins e na Secretária de Ciências e Tecnologia do Estado do Tocantins.

Angelly Bernardo de Sousa Filho, Universidade de Gurupi (UnirG)

Acadêmico de medicina da Universidade de Gurupi, campus de Paraíso do Tocantins

Bianca Peruci Araujo, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduanda em Medicina (UnirG Paraíso do Tocantins). 

Ingrid Beatriz Araújo dos Santos Cunha, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduanda em Medicina (UnirG Paraíso do Tocantins).

Maria Eugênia de Souza Martins, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduanda em Medicina (UnirG Paraíso do Tocantins). 

Náthaly Segger Ferreira Barros, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduanda em Medicina (UnirG Paraíso do Tocantins). 

Paula Georgia Oliveira Lima, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduanda em Medicina (UnirG Paraíso do Tocantins). 

Pricilla Amorim Padilha, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduanda em Medicina (UnirG Paraíso do Tocantins). 

Ruan Costa Aguiar, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduando em Medicina (UnirG Paraíso do Tocantins). 

Savia Denise Silva Carlotto Herrera, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduada em Fisioterapia (Fac. Salesiana de Lins), Mestre em Ciências da Saúde (UFT). Docente na UnirG Paraíso do Tocantins.

Érica Eugênio Lourenço Gontijo, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduada em Farmácia e Bioquímica (Fac. Objetivo), Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (Unitau) e Doutora em Ciências da Saúde (UFG). Docente na UnirG Gurupi. 

Marcus Vinicius Moreira Barbosa, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduado em Biologia (UFT), Mestre em Ecologia (UFG) e Doutor em Biotecnologia (UFT). Docente na UnirG Paraíso do Tocantins e ITPAC Porto Nacional.

References

BRASIL, Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde - DATASUS. 2023. Disponível em https://datasus.saude.gov.br/acesso-a-informacao/imunizacoes-desde-1994/. Acesso em 21 de junho de 2023.  
BUTANTAN, Instituto. Doenças erradicadas podem voltar: conheça quatro consequências graves da baixa imunização infantil. São Paulo; Instituto Butantan, 2022. Disponível em https://butantan.gov.br/noticias/doencas-erradicadas-podem-voltar-conheca-quatro-consequencias-graves-da-baixa-imunizacao-infantil-#:~:text=Com. Acesso em 21 de junho de 2023.
MACDONALD, Noni E; The SAGE Working Group on Vaccine Hesitancy. Vaccine hesitancy: definition, scope and determinants. Vaccine, Poland, n. 33, p. 4161-4164, ago. 2015. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0264410X15005009?via=ihub. Acesso em 21 de junho de 2023.
MUÑOZ-CRUZADO, Miguel y Barba. Reflexión ante la vacuna de la COVID-19. Revista Españhola de Comunicación en Salud, Españha, v. 11, n. 2, p. 175-177, dez. 2020. Disponível em https://e-revistas.uc3m.es/index.php/RECS/article/view/5814. Acesso em 21 de junho de 2023
NEUFELD, Paulo Murillo. Personalities of Health History XII: Edward Jenner and the origin of the vaccines. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Rio de Janeiro, v. 53, n. 3, p. 201-210, 2021.
SOUZA, Tiago Pereira et al. Fatores associados à aceitação da vacina influenza entre trabalhadores de saúde: conhecimento, atitude e prática. Ciências de Saúde Coletiva, v. 24, p. 3147-3158, 2019. Disponível em https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.21912017. Acesso em 21 de junho de 2023
UNICEF. Estudo qualitativo sobre os fatores econômicos, sociais, culturais e da política de saúde relacionados à redução das coberturas vacinais de rotina em crianças menores de cinco anos. Brasília, DF: Unicef, Outubro de 2020.
Published
2024-10-23
Section
Relatos de Experiência