PENSAR A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: CONSIDERAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

  • Warley Carlos de Souza UFMT/CUA
  • Mauro José de Souza Universidade Federal do Mato Grosso
  • Débora Fernanda Alves Santos Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Abstract

O presente trabalho objetivou relatar ações desenvolvidas no projeto, que tem como premissa pensar a prática na perspectiva da socialização profissional, desenvolvido no curso de Educação Física UFMT/CUA. Discutiu a importância da produção do conhecimento na formação continuada e suas repercussões na prática pedagógica dos profissionais de ofício presentes na escola, assim como na formação inicial dos futuros professores. Expõe alguns problemas enfrentados atualmente no ambiente escolar têm início na falta de embasamento teórico capaz de sustentar esta ação, dificultando o trabalho coletivo. Aponta o conhecimento epistemológico como base de sustentação para garantir uma formação continuada mais qualificada, facilitando o trabalho coletivo no interior da escola, e apresenta o esboço inicial de subprojetos facilitadores desta ação.

Author Biographies

Warley Carlos de Souza, UFMT/CUA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso campus Araguaia. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacação fisica escolar/avaliação do processo de ensino aprendizagem, ensino fundamental, indisciplina, tda/h.

Mauro José de Souza, Universidade Federal do Mato Grosso

Professor instituto de ciências biológicas, curso de Educação Física, Universidade Federal do Mato Grosso.

Débora Fernanda Alves Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Acadêmica do curso de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista do Projeto de extensão “Pensar a Prática na Perspectiva da socialização profissional”.

 

Published
2018-11-23