DESCONSTRUINDO BARREIRAS: O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO E DO RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE SEXUAL
Abstract
Este artigo tem como objetivo trazer para o campo da reflexão e da discussão o papel da escola na promoção da igualdade de gênero e do reconhecimento da diversidade sexual, numa perspectiva mais crítica. Para tanto, pautou-se nos aportes teóricos de grandes pensadores e autores cujas obras ajudam a compreender a importância e os desafios de se debater sobre essas temáticas no cenário atual. A metodologia utilizada consistiu-se em pesquisar e analisar estudos já publicados sobre os temas, por meio de bases de dados acadêmicos, livros, textos e revistas científicas. A partir da revisão bibliográfica, evidenciou-se a necessidade de desconstruir os padrões heteronormativos e promover a aceitação e valorização das diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, assim como a superação de barreiras estruturais e estereótipos de determinadas categorias sociais. Trata-se de uma questão fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e livre da discriminação.
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