O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO E À SAÚDE: UM OLHAR REFLEXIVO DA TEORIA CRÍTICA FRANKFURTIANA

Abstract

O trabalho tensiona as categorias educação, formação e direitos humanos, relacionando-as criticamente à previsão constante das normas internacionais universalistas. Essas descuram da própria imposição em contextos socioculturais diversos. Por tal maneira sustentam, pela acriticidade, a ideologia dos grupos de poder econômico na sociedade capitalista. A educação crítica é que contribuirá para uma interpretação crítica do direito humano.

Author Biographies

Cleudes Maria Tavares Rosa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós-doutora em Direitos Humanos (UFG), Doutora em Educação (UFG), Mestra em Sociologia (UFG), Especialista em Direito Civil (UNIAnhanguera), Graduada em Ciências Sociais (UFG) e Direito (PUC-GOIÁS). Advogada (OAB-GO 42.550), Coordenadora de Sociologia (PUC-GOIÁS), Pesquisadora na PUC-GOIÁS, NEVIDA-FE(UFG), CEPAE (UFG), UFSCar. Presidenta da Comissão de Direitos Humanos (OAB-GO/ Subseção Nerópolis-GO). 

Maurides Macêdo Kern, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidade do Texas, doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Processual Penal (UFG) Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Academia de polícia de Goiás. Bacharel em Direito (PUC-GO). Licenciada em História (PUC-GO). Licenciada em Estudos Sociais (PUC-GO). Pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG, Brasil. Advogado.

Alessandro Rezende da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós-doutor em Direitos Humanos, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutor em Ciências Sociais pela  Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales (Flacso/Equador), Mestre em Ciência Política pela Unieuro, Graduado em Comunicação Social pelo IESB, Brasil.

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Published
2023-11-27