A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CHILE EM DUAS DE SUAS PRINCIPAIS DIMENSÕES: OS MECANISMOS DE INGRESSO E O SEU PARTICULAR SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE
Abstract
O presente artigo trata de uma análise crítica sobre o sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior Chileno. A pesquisa teve como objetivos analisar a classificação de Instituições em tipologias, identificar, quais são as características ou variáveis que geram diferenças entre as Instituições de Ensino Superior Chileno e ainda compreender o processo de categorização destas Instituições e relacionar com seu processo de seleção. Assim sendo, o estudo proposto teve como abordagem metodológica a investigação qualitativa. Dentre as três principais correntes, optou-se pelo materialismo dialético como pressuposto epistemológico a ser seguido devido à estreita relação desse pressuposto com a visão de mundo e de sujeito dos pesquisadores, baseada, principalmente, nas contribuições de Horkheimer, Adorno e Marcuse (2005) Pucci (2005), Popper (2010), Richardson (2012), Denzin e Lincoln (2006) e Núñez e Villa (2011).
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