ENSINO DE FRAÇÕES A PARTIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

Abstract

As novas tecnologias na Educação têm tido avanços significativos, e consequentemente, novos rumos possibilitando assim um ensino de Matemática mais acessível aos alunos, onde há uma considerável variedade de programas e jogos de computadores que oferecem um grande significado na construção do conhecimento. O presente artigo descreve a necessidade e a importância das Novas Tecnologias e o que podem oferecer às práticas educacionais da matemática.  O objetivo do estudo é verificar como as Novas Tecnologias Digitais podem auxiliar no ensino de frações no 6° ano do Ensino Fundamental, já que uma educação de qualidade mediada pelas novas tecnologias do ensino da Matemática pode melhorar o ensino no País. A pesquisa tem uma abordagem quantitativa onde buscaremos informações somente com professores de Matemática. O referencial teórico é baseado em autores que falam e descrevem sobre o assunto. Utilizando textos e autores que defendem um ensino cada vez mais simples (lúdico) da Matemática através das Novas Tecnologias Digitais na Educação, criando ambientes educacionais propícios para aplicação dessas novas tecnologias e mostrando ao aluno que seu estudo pode ser mais eficiente e prático.

Author Biographies

Vagner do Nascimento, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Graduado em Matemática (pela UCB), Graduado em Matemática pela Universidade Castelo Branco (2008), Especialista em Matemática para o Ensino Fundamental e Médio pela UCB, Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Faculdade São Luís em São Paulo, Mestrando em Tecnologias Digitais da Educação no Centro Universitário Unicarioca no Rio de Janeiro desenvolvendo o trabalho sobre a Tecnologia no Ensino da Matemática.

Leonardo Monteiro Trotta, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutorado em Educação/UERJ. Doutorado e Mestrado em Ciência da Literatura/Poética pela UFRJ. Graduação em Educação Artística com licenciatura em História da Arte pela UERJ. Professor das redes públicas do Rio de Janeiro: SME/RJ e SEEDUC/RJ. De 2011 a 2017 foi Diretor Regional Pedagógico na Metropolitana VI/SEEDUC/RJ. Em 2018 foi coordenador de avaliação na diretoria regional Baixadas Litorâneas/SEEDUC/RJ. No ensino superior tem experiência nas áreas de História da Arte, Administração, Design, Literatura, Educação e Gestão Pública.

Victor Gonçalves Gloria Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, Mestrado em Ciências Nucleares pelo IEN/CNEN, graduação em Física pela UFF/RJ, foi professor/pesquisador no curso de Ciência da Computação da Universidade Gama Filho, foi membro do grupo de pesquisa em computação avançada GPCA/UGF, foi colaborador de pesquisa no Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear - LABRV/CNEN.

References

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https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apenas-5-dos-estudantes-do-ensino-medio-da-rede-publica-tem-aprendizado-adequado-em-matematica/ (Dados do Saeb)
Published
2024-09-20