TRADIÇÃO DAS BENZEDEIRAS E ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL EM PODCAST NA CIDADE DE SANTANA – AMAPÁ – AMAZÔNIA
Abstract
O presente artigo comporta uma proposta de pesquisa que pretende discutir a produção de um podcast como recurso didático no componente curricular de História para a discussão da tradição e das narrativas das benzedeiras no ensino de História Local, abordando conceitos como o de tradição, ensino de História e História Local, memória, gênero, currículo e, claro, a prática do benzimento e as possibilidades de uso nas aulas de História no Ensino Fundamental Anos Finais. Dentre os objetivos do estudo está compreender a importância da memória e da tradição para o ensino de história, identificar as narrativas orais e a tradição das benzedeiras e o lugar que ocupam no currículo com base no Referencial Curricular Amapaense, além de investigar as possibilidades de uso e aplicação da tradição e narrativas orais das benzedeiras nas aulas de História Local através do uso de podcast.
References
BARROS, Carlos Henrique Farias de. Ensino de História, memória e história local. Revista Criar Educação, Porangatu, Vol. 2, n. 1, p. 301-321, Jan/Jul, 2013.
BERGAMASCHI, Maria Aparecida; MEDEIROS, Juliana Schneider. História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang. Revista Brasileira de História, São Paulo, Vol. 30, n. 60, p. 55-75, 2010.
BEZERRA, Moisés de Jesus Prazeres dos Santos; VIDEIRA, Piedade Lino; Custódio, Elivaldo Serrão. “Se eu não fizer o bem, o mal não faço!”: O sagrado afroindígena vivenciado pelas benzedeiras do quilombo do Cria-ú no Estado do Amapá. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, Vol. 20, n. 2, p. 123-137, Mai/Ago, 2020.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o Ensino de História. Estudos Avançados, São Paulo, Vol. 32, p. 127-149, 2018.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Trad, de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Ed. Porto, 1994. (Colecção Ciências da Educação).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394 1996. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em:
CARVALHO FILHO, Roper Pires de. Ensino de História: Políticas Curriculares, Cultura Escolar, Saberes e Práticas Docentes. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, Vol. 4, n.2, p. 82-101, Jul/Dez, 2012.
CAVALCANTI, Erinaldo. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, São Paulo, Vol. 7, n. 13, p. 272-292, 2018.
COLLING, Ana Maria. O currículo de História e as relações de gênero hierarquizadas. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 15, n. 2, p. 35-44, Jul/Dez, 2010.
COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antonio. O ensino da história e os estudos de gênero na historiografia brasileira. Revista História & Perspectivas, Uberlândia, v. 28, n. 53, p. 295-314, Jan/Jun, 2015.
COSTA, Aryana Lima; DE OLIVEIRA, Margarida Maria Dias. O ensino de história como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Saeculum - Revista de História, Vol. 1, n. 16, p. 147-160, Jan/Jun, 2007.
CUNHA, Manuela Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. REVISTA USP, São Paulo, n.75, p. 76-84, Set/Nov, 2007.
CRUZ, Sónia. O podcast no ensino básico. 2009. in Carvalho, Ana Amélia A. (Org.) (2009). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Um lugar na escola para a história local. Ensino em Re-vista, Uberlândia, Vol. 4, n. 1, p. 43-51, Jan/Dez, 1995.
FONSECA, Selva Guimarães. História local e fontes orais: uma reflexão sobre saberes e práticas de ensino de História. História Oral, Rio de Janeiro, Vol. 9, n. 1, p. 125-141, Jan/Jun, 2006.
FREITAS, Suzinalda de Souza; SARDINHA, Antonio; SILVA, David Júnior de Souza. Comunicação e cultura na prática de benzimento: um estudo, a partir da folkcomunicação, da prática de benzedores da Comunidade Corre Água do Piririm, no Amapá, Amazônia brasileira. In: SARDINHA, Antonio Carlos; LIMA, Verônica Maria Alves; LARA, Eloina Castro; BELMONTE, Valeria. (Org.). Decolonialidade, comunicação e cultura. Macapá: UNIFAP, 2022. p. 378-412
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, História e Tempo: perspectivas teórico-metodológicas para a pesquisa em Ensino de História. Revista Cadernos do CEOM, Chapecó, Vol. 21, n. 28, p. 15-32, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed.,São Paulo: Atlas, 2008.
MARQUES, Amanda Evelyn Silva; SANTOS, Isis Tatiane da Silva dos; SARMENTO, Keith Mayane Maciel de Sousa. A Invisibilidade dos Saberes Tradicionais: Benzedeiras e Rezadeiras das Comunidades do Quilombo do Curiaú e São José do Mata Fome. Monografia (Graduação em História) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016.
MENDES, Dulce Santoro; CAVAS, Claudio São Thiago. Benzedeiras e benzedeiros quilombolas-construindo identidades culturais. Interações, Campo Grande, Vol. 19, n. 1, p. 3-14, Jan/Mar, 2018.
MENEZES, Javert. Arte do Benzimento: Orações, Rezas e Benzeduras. 4ª ed. rev. São Paulo: Alfabeto, 2019.
QUADROS CASTRO, Rita Cassia de; VILLACORTA, Gisela Macambira. O ofício de benzer como produção de conhecimento no município de Tracuateua–PA–Amazônia–Brasil. Nova Revista Amazônica, Bragança, Vol. 9, n. 1, p. 143-161, Março, 2021.
RAGO, Margareth. Descobrindo historicamente o gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 11, p. 89-98, 1998.
RODRIGUES, Aline; CARVALHO, Ana Amélia Amorim; BARCA, Isabel. Os Podcasts na construção do conhecimento da História Local: um estudo de caso sobre evidência histórica com alunos do 5º ano de escolaridade. in Carvalho, Ana Amélia A. (Org.) (2009). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009.
SANTOS, Mary Tânia Carvalho dos; PAIVA, Maria da Saúde de Souza. A prática da benzeção: “Fé e ofício na busca da cura dos males do corpo e da alma”. Monografia (Graduação em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins, 2018.
SILVA, Victor Augustus Graciotto. Benzedeiras. Curitiba: Máquina de Escrever, 2013.
SOUZA, Raone Ferreira de. O PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA E AS DEMANDAS DO TEMPO PRESENTE: QUE POSSIBILIDADES?. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, n. 11, p. 42-62, dez. 2017.
VANSINA, J. A tradição oral e sua metodologia. In KI-ZERBO, J (org). História Geral da África: Metodologia e pré-história da África. Tomo I, São Paulo, UNESCO, p. 157-179, 1982.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).