ETHOS, PATHOS E LOGOS: O EMPREGO DAS PROVAS RETÓRICAS EM TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS EM IDADE ESCOLAR
Abstract
O estudo tem como objetivo analisar a habilidade persuasiva de crianças e adolescentes em idade escolar, sobretudo com base nas provas retóricas do ethos, do logos e do páthos, conforme Aristóteles. Para tanto, teve como aporte teórico estudos sobre argumentação numa abordagem retórica e textual e discursiva, e trabalhos que tematizam sobre o ensino de argumentação. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, centrou-se na análise de textos argumentativos, extraídos do repositório DOESTE, escritos por alunos do quinto e do nono anos do Ensino Fundamental e da terceira série do Ensino Médio. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados apontam que o ethos e o pathos são provas retóricas utilizadas em textos de estudantes do quinto ano e da terceira série. Os textos dos alunos do nono ano ainda apresentam o logos como prova.
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