O ENSINO MÉDIO, ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL: ENTRE O DITO E O FEITO
Abstract
No presente estudo, objetiva-se apresentar aspectos da Reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Sul, em especial o que diz respeito à implementação dos itinerários formativos. Nesse contexto, busca-se analisar como ocorreu sua efetivação a partir da pesquisa em uma escola em que é comparado o que foi dito pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc/RS) com o que foi feito na escola a partir da compreensão dos docentes. Quanto às metodologias, o estudo se caracterizou como descritivo e explicativo, quanto aos procedimentos, caracterizou-se como bibliográfico-documental. Nas considerações finais apontamos que, entre a proposta idealizada e apresentada pela Seduc/RS e a realidade da escola, em que as políticas ocorrem na prática cotidiana, há contrastes significativos entre o que é dito e o que é feito, trazendo possíveis consequências a almejada formação integral dos estudantes.
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