ESCOLA E FAMÍLIA: DAS POLÍTICAS INDUTORAS AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Abstract
O artigo versa sobre a relação família e escola, as indicações da agenda educacional dos organismos internacionais e as contribuições da didática crítica para a aproximação família e escola. Para a construção do estudo realizamos revisão sistemática. As discussões visam compreender a concepção de relação escola e família contida na proposta dos organismos internacionais e destacar as contribuições da didática intercultural para a aproximação escola e família. Ao compreendermos a natureza social e complexa da educação. A qual são pertinentes várias discussões e reflexão sobre diversos aspectos e características do ensino e aprendizagem e, consideramos que a perspectiva da relação, diálogo e aproximação escola e família é uma faceta do fazer educativo que, também, necessita ser estudada para promovermos práticas educativas mais inclusivas, participativas, significativas, dialógicas e democráticas.
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Ed.Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento 19 resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; ZEN, Cláudio Orlando Costa do Nascimento; ZEN, Giovana Cristina. Didática - abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2019.
SANTOS, Fabiano. A centralidade do professor na agenda educacional internacional: estratégias de consenso e terceirização. In: LIBÂNEO, José C.; SUANNO, Marilza V. R.; LIMONTA, Sandra V. Didática e currículo: impactos dos organismos internacionais na escola e no trabalho docente. Goiânia: Espaço Acadêmico; CEPED Publicações,2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1GUminJ_NzTyQRtL7ph16v1goQ5fOvJ87/view. Acesso em 20/07/2021.
UNESCO. Educación para todos (EPT) en América Latina y el Caribe: Balance y Desafíos. Lima/Perú, 2015. Disponível em: https://reduca-al.net/narrativa_red/archivos/Declaracion-de-Lima.pdf. Acesso em 20/07/2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).