ESCOLA E FAMÍLIA: DAS POLÍTICAS INDUTORAS AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Abstract

O artigo versa sobre a relação família e escola, as indicações da agenda educacional dos organismos internacionais e as contribuições da didática crítica para a aproximação família e escola. Para a construção do estudo realizamos revisão sistemática. As discussões visam compreender a concepção de relação escola e família contida na proposta dos organismos internacionais e destacar as contribuições da didática intercultural para a aproximação escola e família. Ao compreendermos a natureza social e complexa da educação. A qual são pertinentes várias discussões e reflexão sobre diversos aspectos e características do ensino e aprendizagem e, consideramos que a perspectiva da relação, diálogo e aproximação escola e família é uma faceta do fazer educativo que, também, necessita ser estudada para promovermos práticas educativas mais inclusivas, participativas, significativas, dialógicas e democráticas.

Author Biography

Marcia Gouveia da Cunha, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).   Professora da educação básica nos municípios de Trindade (GO) e Goiânia (GO). 

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Published
2023-10-25