PROTAGONISMO JUVENIL: POSSIBILIDADES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Abstract
A leitura, nesses tempos em que somos bombardeados por informações e o pensamento faz--se raro, apresenta-se como alternativa que ajuda o leitor a se construir, a imaginar outras possibilidades, a sonhar, a expandir seus horizontes. O presente estudo discute, nesse sentido, práticas docentes alinhadas às necessidades de jovens do século XXI a partir da inserção de acadêmicos do curso de Letras em um Projeto de Extensão Universitária, o Jovem Aprendiz. Assim, no intuito de aguçar e aprimorar o desejo de alunos adolescentes pela leitura e ampliar a sua competência leitora, aplicou-se um projeto de leitura e produção textual, mais especificamente de crônicas, com uma turma de alunos, com idade entre 15 e 19 anos. Análises preliminares indicam que quando os alunos têm clareza dos objetivos e veem sentido naquilo que lhes é proposto, as chances de os objetivos de aprendizagem serem atingidos se ampliam, trazendo subsídios interessantes tanto para a formação docente como para a permanência dos jovens na escola.
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