REFLEXÕES CULTURAIS SOBRE O ENSAIO LA CIVILIZACIÓN DEL ESPECTÁCULO, DE MARIO VARGAS LLOSA

  • Carlos Giovani Dutra Del Castillo Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: cultura; sociedade contemporânea; arquétipos.

Resumo

Este trabalho interpreta o ensaio homônimo do livro La civilización del espectáculo (2012), de Mario Vargas Llosa. O autor reflete sobre o processo cultural que nos acomete na contemporaneidade. Seu conceito de cultura se choca com a realidade atual, em face das novas formas massivas de comunicação online, bem como o auge do consumo e a instauração do efêmero, quando se aborda os fenômenos culturais vigentes. Desse modo, o objetivo é introduzir e refletir sobre as ideias do ensaio, em estreita relação com a visão teórica de Carl Gustav Jung acerca do inconsciente coletivo, os chamados arquétipos, enquanto aspectos inerentes ao contexto cultural na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Carlos Giovani Dutra Del Castillo, Universidade Federal do Rio Grande

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Letras Português- Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2010), com dissertação voltada para a Literatura de Língua Espanhola.Trabalhou, de 2011 até 2016, como Professor Temporário e Professor Pesquisador de Literatura Hispânica no curso de Espanhol, no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atuou como pesquisador Cnpq nas seguintes áreas: teoria da poesia, poesia latino-americana da alta modernidade e literatura contemporânea hispânica. Foi orientador de estágio e orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Espanhol a Distância. Trabalhou como professor efetivo estadual nas áreas de Espanhol, Literatura e Português, de 2014 a 2016. Doutorando em História da Literatura, desde 2015, com pesquisa voltada para a Literatura Espanhola, com foco no estudo do gênero dramático espanhol.

Referências

GIRALDO, Ricardo. El mito de la seducción continua. Gazeta de Antropología, 2011, 27 (1), artículo 01. Disponibilidade em: http://www.gazeta-antropologia.es/wp-content/uploads/G27_01Ricardo_Morgado_Giraldo.pdf. Acesso em 16 Ago. 2018.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo [tradução Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva]. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

TEODORIKA, Tatiana Alvarado. Mario Vargas Llosa, “La civilización del espectáculo”, Bulletin hispanique, 115-2|2013, 786-791. Disponíbilidade em: http://bulletinhispanique.revues.org/2951. Acesso em 22 Set. 2014.

VARGAS LLOSA, Mario. La civilización del espectáculo. Madrid: Alfaguara, 2012.
Publicado
2019-04-03