UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO DO 9° ANO DA COLEÇÃO “SE LIGA NA LÍNGUA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LINGUAGEM” DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Abstract
A Variação Linguística é um fenômeno que ocorre com a língua materna através de aspectos sociais,
históricos, dentre outros, modificando as construções de enunciados. Dessa forma, neste estudo nos
propusemos a analisar a abordagem da variação linguística do livro de Língua Portuguesa Se liga na
língua: Leitura, produção de texto e linguagem, dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi
(2018), com embasamento reflexivo dos autores Mollica, a qual discute a influência de fatores
externos na língua (2008); Bortoni-Ricardo, aborda a variação linguística na sala de aula (2005). O
objetivo deste estudo foi conceder ao leitor uma visão detalhada acerca da variação linguística no LD,
utilizando uma abordagem qualitativa e uma pesquisa voltada para a vertente documental. A
conclusão alcançada é a de que o livro didático analisado aborda o tema por meio de gêneros
diversos, além de instruir o docente em como trabalhá-lo com outros recursos pedagógicos.
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