O PROGRAMA TRAJETÓRIAS CRIATIVAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
Abstract
O programa Trajetórias Criativas (TC) foi criado em 2011 para reverter a situação de defasagem idade-série vivenciada por jovens de 15 a 17 anos. O objetivo desse artigo é identificar se e como as especificidades do Programa TC contribuem para o desenvolvimento da criatividade de seus professores de Educação Física. A pesquisa é qualitativa, por meio de um estudo de caso integrado. Os participantes são 10 professores do TC e o instrumento é a entrevista semi-estruturada. Como resultados, as três especificidades analisadas - reunião de planejamento, atividades interdisciplinares e Iniciação Científica – são apontadas como diferenciais contribuindo para o desenvolvimento de professores e estudantes. As respostas foram agrupadas de acordo com o nível de tomada de consciência. O segundo e o terceiro grupos forneceram respostas que corroboram as ideias piagetianas de cooperação. Conclui-se que o TC é ambiente favorável ao desenvolvimento da criatividade dos participantes.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Caderno de Reflexões – Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental. Brasília: Via Comunicação. 2011. 198p. Disponível em
Acesso em: 26 de agosto de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Trajetórias Criativas: jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental: uma proposta metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autoria. Caderno 1, 1 ed., 2014a. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Trajetórias Criativas: jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental: uma proposta metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autoria. Caderno 7, 1 ed., 2014b. Disponível em:
DELVAL, Juan. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FURTH, Hans G., WACHS, Harry. Piaget na prática escolar: a criatividade no currículo integral. 6ª Ed. São Paulo: IBRASA, 1995 [1979].
PIAGET, Jean. A tomada de consciência. Tradução de Edson Braga de Souza. São Paulo (SP): Melhoramentos, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
______. In: PARRAT-DAYAN, Silvia; TRYPHON, Anastásia (Org.). Sobre a Pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998 [1945]. p. 153-159.
______. Criatividade. In: VASCONCELOS, Mário Sérgio (org). Criatividade: psicologia, educação e conhecimento do novo. São Paulo: Moderna, 2001. p. 11-20.
______. Psicologia e Pedagogia. Trad. Dirceu A. Lindoso; Rosa M.R. da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010 [1970]. 182p.
RODRIGUES, Gilson Gustavo Dias. Iniciação científica na escola contemporânea: ressignificando saberes a partir de experimentações no projeto trajetórias criativas. 14 f. Trabalho de conclusão (especialização) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).