O PROGRAMA TRAJETÓRIAS CRIATIVAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE

Abstract

O programa Trajetórias Criativas (TC) foi criado em 2011 para reverter a situação de defasagem idade-série vivenciada por jovens de 15 a 17 anos. O objetivo desse artigo é identificar se e como as especificidades do Programa TC contribuem para o desenvolvimento da criatividade de seus professores de Educação Física. A pesquisa é qualitativa, por meio de um estudo de caso integrado. Os participantes são 10 professores do TC e o instrumento é a entrevista semi-estruturada. Como resultados, as três especificidades analisadas - reunião de planejamento, atividades interdisciplinares e Iniciação Científica – são apontadas como diferenciais contribuindo para o desenvolvimento de professores e estudantes. As respostas foram agrupadas de acordo com o nível de tomada de consciência. O segundo e o terceiro grupos forneceram respostas que corroboram as ideias piagetianas de cooperação. Conclui-se que o TC é ambiente favorável ao desenvolvimento da criatividade dos participantes.

Author Biographies

Natálie dos Reis Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Educação Física (UFRGS) e Pedagogia (Claretiano), Especialista em Motricidade Infantil (UFRGS), Mestra em Educação (UFRGS) e Doutora em Educação em Ciências (UFRGS). Atualmente é professora da rede municipal de Cachoeirinha (RS).

Maria Luiza Rheingantz Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Habilitação em Psicologia (PUCRS), é especialista em Educação e possui doutorado em Educação (UFRGS). Atualmente é professora titular da Faculdade de Educação da UFRGS.

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Published
2024-09-20