LEMBRANÇAS DE UM PASSADO VIVIDO PELO APRENDIZADO DE ESTRUTURAS CLÁSSICAS VEICULADAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Zeneide Paiva Pereira Vieira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudio Eduardo Félix dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

LEMBRANÇAS DE UM PASSADO VIVIDO PELO APRENDIZADO DE ESTRUTURAS CLÁSSICAS VEICULADAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO

 

 

 

Resumo:

Este artigo tem como fonte para escrita, estudos realizados para a tese de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória; Linguagem e Sociedade. Tem como objetivo analisar algumas atividades utilizadas em salas de alfabetização para verificar se estas se apresentam em formatação semelhante àquelas veiculadas em cartilhas utilizadas ao longo da história da alfabetização brasileira. Nessa análise verificamos que muito da estruturação lingüística e, especificamente a estruturação silábica, tem sido o eixo norteador na elaboração de manuais que foram sendo editados ao longo dos séculos, a exemplo da Cartinha de João de Deus, das Cartas do ABC, do Método de Castilho, da Cartilha Maternal, da Cartilha do Povo, da Cartilha Caminho Suave e, ainda de tarefas xerocadas e utilizadas por professores, em escolas atuais. Mesmo com os estudos e as pesquisas sobre o construtivismo, na década de 1980/1990 e a grande campanha para o não-uso da cartilha como recurso norteador e da silabação como o processo de alfabetização, os professores continuaram utilizando-se da estruturação silábica como parâmetro para selecionar e preparar o seu trabalho pedagógico.

 

Palavras-chave: Alfabetização; Cartilha; Memória.

Biografia do Autor

Zeneide Paiva Pereira Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2017). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização,Leitura e Ensino e Aprendizagem de Língua Materna. É também professora formadora de cursos de licenciatura e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação/CNPQ/UESB.

Claudio Eduardo Félix dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em historia pela Universidade de Pernambuco (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( UESB) onde leciona nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade. É Pesquisador do Museu Pedagógico: Grupo de Pesquisa Estudos marxistas em memória e história da educação e da cultura (UESB) e do Grupo de Estudos Marxistas em Educação (UNESP). Visando a contribuir com o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, participa de estudos e orienta pesquisas no campo da memória e da história das ideias e experiências educacionais e da cultura no campo da esquerda; bem como da história das políticas educacionais no Brasil.

Publicado
2018-11-09
Seção
Artigos