LEMBRANÇAS DE UM PASSADO VIVIDO PELO APRENDIZADO DE ESTRUTURAS CLÁSSICAS VEICULADAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO
Abstract
LEMBRANÇAS DE UM PASSADO VIVIDO PELO APRENDIZADO DE ESTRUTURAS CLÁSSICAS VEICULADAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo:
Este artigo tem como fonte para escrita, estudos realizados para a tese de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória; Linguagem e Sociedade. Tem como objetivo analisar algumas atividades utilizadas em salas de alfabetização para verificar se estas se apresentam em formatação semelhante àquelas veiculadas em cartilhas utilizadas ao longo da história da alfabetização brasileira. Nessa análise verificamos que muito da estruturação lingüística e, especificamente a estruturação silábica, tem sido o eixo norteador na elaboração de manuais que foram sendo editados ao longo dos séculos, a exemplo da Cartinha de João de Deus, das Cartas do ABC, do Método de Castilho, da Cartilha Maternal, da Cartilha do Povo, da Cartilha Caminho Suave e, ainda de tarefas xerocadas e utilizadas por professores, em escolas atuais. Mesmo com os estudos e as pesquisas sobre o construtivismo, na década de 1980/1990 e a grande campanha para o não-uso da cartilha como recurso norteador e da silabação como o processo de alfabetização, os professores continuaram utilizando-se da estruturação silábica como parâmetro para selecionar e preparar o seu trabalho pedagógico.
Palavras-chave: Alfabetização; Cartilha; Memória.
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