REALIDADE, ENTENDIMENTOS E REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO 5.0: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Abstract
O objetivo deste artigo é problematizar a Educação 5.0 no contexto da escola pesquisada, apresentando a realidade, entendimentos dos professores e reflexões a respeito, considerando que esta abordagem é atual e em construção. Para tal, foram aplicados três questionários a professores participantes de uma formação continuada sobre o tema e os dados produzidos foram analisados e apresentados em quatro linhas de discussão: perfil dos professores, entendimentos sobre Educação 5.0, tecnologias digitais e práticas pedagógicas. Percebem-se algumas dissonâncias entre as respostas dos participantes, os quais compreendem a importância da tecnologia digital para o processo de aprendizagem, mas as utilizam raramente e denominam-se alinhados à abordagem 4.0 e 5.0, mas na prática predomina a metodologia expositiva. Para que a Educação 5.0 se torne realidade, destaca-se a necessidade de investir em informações sobre a temática, qualificando estes espaços de aprendizagem, de modo que despertem ações nos ambientes educacionais.
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