PROJETO DE VIDA: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO EMERGENCIAL

  • Luciana Moreira Carneiro de França Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0009-0009-9165-335X
  • Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns desafios que professores do ensino médio encontraram ao ministrarem a unidade curricular de projeto de vida no ensino emergencial remoto, partindo das experiências desenvolvidas no Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula situado em Miracema do Tocantins e no Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, situado em Miranorte – TO. O estudo discute a concepção de projeto de vida, bem como as leis e os documentos que regulamentam e orientam essa Unidade Curricular no ensino médio, descrevendo como os professores de projeto de vida adaptaram a unidade curricular ao ensino emergencial remoto durante a pandemia do COVID - 19. A pesquisa traz luzes para várias discussões acerca do uso de tecnologias na educação e sobre o projeto de vida no contexto escolar.

Author Biographies

Luciana Moreira Carneiro de França, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins, Licenciada em História, Pós - Graduada em Orientação, Gestão e Supervisão Escolar.

Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). 

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Published
2024-09-20