ADOLESCENTES CONECTADOS: EXTRAVIOS OU POSSÍVEIS CAMINHOS?
Abstract
A temática da adolescência tem cada vez mais interessado à psicanálise, por se tratar de uma travessia que convoca a um potente trabalho psíquico frente à sexualidade e às novas formas de subjetivação no contemporâneo. Neste sentido, este trabalho busca pensar o ciberespaço como um dos lugares onde são representadas as respostas dos adolescentes diante da irrupção do real na puberdade, bem como destacar os enlaces, suas amarrações e os desmantelamentos na rede. As saídas cada vez mais passam pelo ciberespaço, que pode ser um lugar que reforça a desorientação, mas também que colabora para a transição adolescente, o que dependerá dos usos singulares e das contingências encontradas pelos sujeitos. A psicanálise, reserva um espaço da escuta dessas invenções ancoradas nas vivências virtuais, onde ele possa endereçar seus impasses, ensaiar possibilidades e construir um saber inédito.
References
CAPANEMA, Carla Almeida. A contingência da paternidade como forma de amarração do quarto elo do nó borromeano na adolescência. 2015. 168 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-AA5GFL. Acesso em: 23 nov. 2022.
CAPANEMA, Carla Almeida; VORCARO, Angela. Modalidades do ato na particularidade da adolescência. Ágora – Estudos em Teoria Psicanalítica, Rio de Janeiro, v. XV, n. 1, p. 151-163, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/66NYxjqdGmrCqZ4G9t8wxMc/?lang=pt. Acesso em: 23 out. 2022.
COSENZA, Domenico. Hacia una clínica del exceso: síntomas contemporáneos y la orientación a lo real. ABC la Cultura del Psicoanálisis, Buenos Aires, n. 5, p. 71-83, 2021.
DELUZ, Ariane. Comunicação de Ariane Deluz. In: DELUZ, Ariane et al. (Orgs.). A crise da adolescência. Tradução de P. Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1999.
FERREIRA, Roberto Assis. Adolescência, o que é? Almanaque On-Line do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 17, 2016. Disponível em: https://www.institutopsicanalise-mg.com.br/index.php/adolescencia-o-que-e. Acesso em: 20 nov. 2022.
FREUD, Sigmund. Construções em análise. In: Fundamentos da clínica psicanalítica. Obras incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. (Obra publicada originalmente em 1937).
FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios. In: Obras completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, vol. IX. Trad. de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Obra publicada originalmente em 1908).
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. In: Além do princípio do prazer, psicologia de grupo e outros trabalhos. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1974. p. 89-179. (Obra publicada originalmente em 1921).
FREUD, Sigmund. Romances familiares. In: “Gradiva” de Jensen e outros trabalhos. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Obra publicada originalmente em 1908-1909).
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Obras completas, vol. 6. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. (Obra publicada originalmente em 1905).
GODOY, Claudio; SCHEJTMAN, Fabián. Versiones del padre, semblante y ex-sistencia. Anuário de investigaciones, Buenos Aires, v. XVIII, p. 57-60, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3691/369139947056.pdf. Acesso em: 16 nov. 2022.
GONÇALVES, Lorena. O sujeito contemporâneo atravessado pelas virtualidades. In: LEITE, Cláudia Aparecida de Oliveira; FONSECA, Enisete Correia (Orgs.). Parlêtre: psicanálise, pesquisa e transmissão. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2022.
LACADÉE, Philippe. A clínica da língua e do ato nos adolescentes. Responsabilidades, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 253-268, set. 2011/fev. 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/a-clinica-da-lingua-e-do-ato-nos-adolescentes. Acesso em: 21 nov. 2022.
LACADÉE, Philippe. O despertar e o exílio: ensinamentos psicanalíticos da mais delicada das transições, a adolescência. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2011.
LACADÉE, Philippe. O púbere em que circula o sangue do exílio e de um pai. Revista Estudos Psicanalíticos, Belo Horizonte, ano 1, n. 2, p. 229-238, jul./dez. 2008. Disponível em: pepsic.bvsalud.org/pdf/rel/v1n2/v1n2a04.pdf. Acesso em: 23 nov. 2022.
LACAN, Jaques. Função e Campo e da Fala e da Linguagem em Psicanálise. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 322, 1998. (Obra publicada originalmente em 1955-1956).
LACAN, Jaques. O Seminário, livro 23: o sinthoma. Texto estabelecido por Jacques Alain Miller. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. (Obra publicada originalmente em 1975-1976).
LACAN, Jaques. Prefácio a O despertar da primavera. In: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. (Obra publicada originalmente em 1974).
LE BRETON, David. Adolescência e comunicação. In: LIMA, Nádia Laguárdia de et al. (Orgs.). Juventude e cultura digital: diálogos interdisciplinares. Belo Horizonte: Artesã, 2017. p. 15-31.
LE BRETON, David. Uma breve história da adolescência. Tradução de Andréa Maris Campos Guerra et al. Belo Horizonte: PUC Minas, 2013.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de C. I. da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LIMA, Nádia Laguárdia de; LISITA, Helena Greco; KELLES, Natália Fernandes. Adolescência e Virtualidade. In: GRILLO, Cristiane de Freitas Cunha; ROCHA, Bianca Ferreira; MOURÃO, Mateus (Orgs.). Janela da Escuta: O adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida. 1.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022.
LIMA, Maria Celina Peixoto. O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar. Estilos da Clínica, São Paulo, v. XIV, n. 27, p. 112-123, 2009a.
LIMA, Nádia Laguárdia de. A escrita virtual na adolescência: os blogs como um tratamento do real da puberdade, analisados a partir da função do romance. 2009. 394 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009b.
MILLER, Jacques-Alain. Em direção à adolescência. Opção Lacaniana, São Paulo, n. 72, p. 20-30, 2016.
OLIVEIRA, Humberto Moacir de; HANKE, Bruno Curcino. Adolescer na contemporaneidade: uma crise dentro da crise. Ágora, Rio de Janeiro, n. 2, p. 295-310, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/4jFrrdpMF8HBsMgFwMWkdqr/?lang=pt&format=pdf#:~:text=Adolescer na contemporaneidade é adolescer,na clínica psicanalítica desses jovens. Acesso em: 21 nov. 2022.
MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; RODRIGUES, Bianca Ferrera; PEREIRA, Marcelo Ricardo. Pandemia, corpo, virtualidades: reflexões psicanalíticas. Estilos da Clínica, São Paulo, v. XXVI, nº 2, p. 192-203, 2021.
RASSIAL, Jean Jacques. A adolescência como conceito da teoria psicanalítica. In: Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Org.). Adolescência entre o passado e o futuro. Porto Alegre: Artes e Ofícios: 1999.
RIMBAUD, Arthur. Œuvre-vie. Édition du centenaire établie par Alain Borer, Arléa/Le Seuil. Paris: Arléa, 1991.
STEVENS, Alexandre. Adolescência, sintoma da puberdade. Curinga: Clínica do Contemporâneo, Belo Horizonte, n. 20, nov. 2004.
Tassara Berni, J., Rimet Nobre, M., de Lima, N. L., & da Silva Gomes, P. (2021). Adolescentes e o uso sintomático de tecnologias digitais: O lugar da palavra / Adolescents and the symptomatic use of digital technologies: The place of the word. Brazilian Journal of Development, 7(4), 39381–39390. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-411
VIANNA, Alexandra de Gouvêa; JESUS, Ariadne Fantesia; FREITAS, Yago Pereira de. As adicções: de que se trata? Analytica: Revista de Psicanálise, São João del-Rei, v. 6, n. 10, p. 76-86, jan./jun. 2017. Disponível em: pepsic.bvsalud.org/pdf/analytica/v6n10/08.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.
VIOLA, Daniela Teixeira Dutra. O momento-limite conceitual: um estudo sobre as implicações sociais e subjetivas do saber na passagem adolescente. 2016. 290 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A9GLDZ. Acesso em: 23 nov. 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).