EDUCAÇÃO INCLUSIVA E UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Abstract
A democratização do acesso de todos à educação escolar nas últimas décadas do século XX e a entrada de novos (as) alunos (as) nas instituições de ensino, com novas demandas, gerou a necessidade de uma reconfiguração da educação que atente mais para as subjetividades e as diferenças e uma postura de busca por uma ruptura paradigmática, já que as atuais não têm correspondido às necessidades dos educandos, inclusive no ensino superior. No que tange as pessoas com deficiência, cabe as instituições de ensino se adequarem as suas particularidades de aprendizagem, para de fato, os incluírem e lhes proporcionarem uma educação de qualidade. Assim, o presente artigo é fruto de reflexões feitas sobre uma pesquisa realizada na Universidade do Estado da Bahia - Uneb, que teve como objetivo principal analisar como tem ocorrido o processo de inclusão de alunos com deficiência na instituição. Na pesquisa, foram utilizadas como instrumento metodológico entrevistas semiestruturadas com alunos (as) com deficiência que serviram para concluir que ainda existem muitas barreiras que dificultam a permanência bem sucedida desses alunos no nível superior, sobretudo no que tange ao espaço físico e ao currículo que muitas vezes não atendem as suas especificidades. Assim, esse artigo objetiva socializar tais reflexões e contribuir para a busca de uma educação que seja efetivamente equânime, de qualidade e inclusiva, especialmente para pessoas com deficiência.
References
CASTRO, Raimundo Marcio Mota de. O professor e sua formação diante da Educação Inclusiva. UNIUBE/EST. 2014.
DÌAZ, F. (Org.). Educação Inclusiva, Deficiência e Contexto Social: questões contemporâneas. Salvador EDUFBA, 2009, p.10.
IACOMO, Jane Peruzo. A permanência da formação de professores para a educação especial/educação inclusiva. Seminário Nacional. Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel-PR, p.2., 2014.
MONTEIRO, Adriana Torres Maximo. Educação Inclusiva: um olhar sobre o professor. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2003.
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T.(Orgs) Currículo, Cultura e Sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista- 8. Ed.- São Paulo, Cortez, 2005.
NORONHA, E. et al. Educação Especial e Educação Inclusiva: Aproximações e convergências. s.n.t. Disponível em: http://www.catolicaonline.com.br/semanapedagogia/trabalhos_completos/EDUCA%C3%87%C3%83O%20ESPECIAL%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INCLUSIVA-%20APROXIMA%C3%87%C3%95ES%20E%20CONVERG%C3%8ANCIAS.pdf
PIMENTEL, Susana Couto. Estudantes com deficiência no Ensino Superior: construindo caminhos para desconstrução de barreiras na UFRB. Cruz das Almas/BA: NUPI, PROGRAD, UFRB. 2013.
ROTH, Berenice. Weissheimer (Org). Experiências Educacionais Inclusivas. Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Ministério da Educação Secretaria da Educação Especial. Brasília. 2006.
SILVA, M. DA SILVA.; SOUZA,L. DE SOUZA.(Orgs). Estudos sobre Formação e Educação Inclusiva- Salvador: EDUNEB, 2013.
SILVA, Osni Oliveira Noberto. Inclusão nas aulas de Educação Física: concepções
de professores na educação básica. Novas Edições Acadêmicas, 2015.
STAINBACK, Susan. et al. Inclusão: Um guia para educadores. Tradução Magda França Lopes- Porto Alegre: Artmed,1999.
VILELA-RIBEIRO, E. B.; BENITE, A. M.C. Sobre a educação inclusiva na formação de professores de Ciências: a tessitura dos currículos praticados. DOI: 10.4025/actascieduc. Vol. 33i2.14407. Goiás, 2007.
XAVIER, Glaucia do Carmo. O currículo e a educação inclusiva: a prática curricular e suas implicações na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Belo Horizonte, 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).