UNIVERSIDADE NO BRASIL, COLONIALIDADE DO SABER E DECOLONIZAÇÃO: OUTRAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL?

  • Larisse Miranda de Brito Universidade Federal da Bahia (UFBA); Formacce em Aberto (UFBA); Observatório da Vida Estudantil (UFBA/UFRB); Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Resumo

A universidade brasileira, marcada historicamente por um elitismo e pela incidência da colonialidade do saber em seus processos de ensino-aprendizagem, experimenta, a partir de 2003, mudanças que atingem não apenas sua estrutura física, mas também acadêmica. Como resultado disso, surgem propostas inovadoras de cursos em nível de graduação que apontam para uma perspectiva interdisciplinar e intercultural dos processos de ensino. Através da análise documental, esse trabalho propõe compreender as mudanças em curso a partir da experiência de quatro universidades federais brasileiras, pioneiras na proposição de inovações em cursos de graduação. Os resultados da investigação apontam para a relevância dessas transformações no que tange à oferta de cursos inovadores que trazem consigo, não apenas importantes alterações metodológicas, mas, sobretudo, transformações profundas na compreensão da finalidade da educação superior com especial atenção para perspectivas que fortalecem estudos fundamentados na produção intelectual dos povos subalternizados, contribuindo assim para a decolonização dos currículos universitários.

 

Biografia do Autor

Larisse Miranda de Brito, Universidade Federal da Bahia (UFBA); Formacce em Aberto (UFBA); Observatório da Vida Estudantil (UFBA/UFRB); Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).
Doutoranda em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Assistente Social. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto (UFBA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil (UFBA/UFRB). Professora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Maurício de Nassau.
Publicado
2019-03-01
Seção
Artigos