UM OLHAR SOBRE A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
Abstract
O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da didática, em especial a didática desenvolvimental, sendo uma das didáticas emergentes que, enquanto disciplina, campo de ensino, ciência e investigação contribui para melhoria da ação docente e o desenvolvimento do pensamento teórico do estudante, por meio da psicologia dialética materialista social. O estudo visa compreender os fundamentos de sua constituição histórica e teórica; busca apreender sobre os principais tipos de sistemas didáticos psicológicos difundidos na educação russa, em meados do século XX, a partir das pesquisas de Vigotski e Leontiev. É um estudo de natureza teórica, que recorre a autores clássicos como Pimenta (2019), Puentes e Longarezi (2017; 2020; 2021), Longarezi (2021), entre outros. Como resultado tem-se que a didática geral é uma disciplina ligada ao processo de investigação do ensino pedagógico, que conduz o exercício profissional, e que ao longo de sua constituição histórica foi ramificando-se em outras vertentes teóricas e metodológicas específicas, da qual emergiu a didática desenvolvimental. Originou-se a partir de vários sistemas didáticos soviéticos, na colaboração de muitos autores, dos quais cabe ressaltar Davidov, Zankov e Galperin. Tem como caraterística o desenvolvimento da personalidade do aluno que, por meio da atividade de ensino intencional, contribui tanto para a aprendizagem de conceitos científicos, quanto para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como o pensamento, atenção, memória, linguagem e abstração.
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