SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES: PRÁTICA DE ENSINO DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA
Abstract
Esse artigo tem, por objetivo, verificar a aplicação prática de novas propostas de ensino de gramática direcionadas à Educação Básica presentes em Antunes (2014), Travaglia (2009). Marcuschi (2008) e Possenti (1996). Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica das obras e, posteriormente, elaborados exercícios sobre análise sintática do período simples com enfoque nos tipos de sujeito que dialogassem com perspectivas teórico-metodológicas. Tais exercícios foram abordados em turmas de terceira série do ensino médio de uma escola pública estadual de Araraquara-SP. Após as aplicações, investigou-se a relação do professor com as concepções de linguagem e o modo como estudantes se relacionaram com a produção de sentido, coexistindo com as costumeiras análises de gramática tradicional. Observou-se que, embora não habituados, os estudantes redigiram boas reflexões sobre a gramática de uso. Com isso, pretende-se, também, trazer contribuições para mais professores de língua materna ao apresentar potencialidades de ensino de gramática além das classificações.
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