CURRÍCULO DE HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS:REFLETINDO SOBRE O LUGAR INDÍGENA NO ENSINO DEZ ANOS APÓS A PROMULGAÇÃO DA DNEDH
Abstract
Este trabalho reflete sobre o ensino de História Indígena na Educação Básica a partir de sua obrigatoriedade com a Lei 11.645\2008 e dentro do escopo da implantação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Trabalha com instrumentos legais que legislam a obrigatoriedade do ensino de temáticas indígenas, observando a relação entre a idealização produzida por esses instrumentos e as práticas de ensino que, de acordo com o currículo eurocêntrico de História ainda hegemônico no Brasil, reproduzem representações racistas acerca dos indígenas. Em termos teóricos, realiza uma leitura epistemológica guiada por autores decoloniais como Linda Tuhiwai Smith e pela Teoria das Representações Sociais (TRS), da relação entre representações sociais ensinadas nas aulas de História acerca dos indígenas, o eurocentrismo e o racismo estrutural no currículo de História, e as propostas antirracistas da legislação educacional, refletindo ainda sobre o cenário dessa questão à luz dos dez anos das DNEDH.
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