UM OLHAR SENSÍVEL PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ESCUTA DAS CRIANÇAS

Palavras-chave: Pesquisa com Crianças. Educação Infantil. Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente artigo traz em seu bojo os resultados de uma pesquisa realizada com crianças matriculadas em uma instituição de Educação Infantil. A investigação objetivou identificar dimensões dos Indicadores de Qualidade para Educação Infantil (BRASIL, 2009) presentes nas falas das crianças da Unidade de Educação Básica Paulo Freire, localizada na cidade de São Luís, Maranhão. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa de análise dos dados levantados por meio de observação e de entrevista, partindo da perspectiva de que as crianças possuem suas próprias percepções sobre o ambiente e as interações. A pesquisa embasou-se em Krammer (1999), Oliveira (2011), Cruz & Schramm (2019) e em uma revisão documental de Brasil (1988), Brasil (2009), Brasil (2010). Os resultados apresentados visam contribuir para ampliar conhecimentos que possam repercutir positivamente na qualidade da Educação Infantil a partir das percepções das crianças.

Biografia do Autor

Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestre em Gestão. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Infância & Docência. 

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Publicado
2023-05-16