DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO, BRASIL
Abstract
A pesquisa, origem deste artigo, teve como objetivo observar o desenvolvimento das crianças nas atividades lúdicas e aprendizagem partindo da participação delas nas escolhas das atividades diárias, bem como a participação também da educadora. A pesquisa foi realizada em uma sala de atividade do infantil I-B do turno matutino, na qual observamos as crianças nas atividades e como foram desenvolvidas a partir do olhar delas. O conteúdo do livro didático adotado pela rede de ensino de São José de Ribamar não foi desconsiderado. A pesquisa é considerada de cunho qualitativa e o método de abordagem utilizado foi a etnografia. Pretendemos participar como ouvinte de forma mais entrosada com as crianças que desejarem falar e participar.
References
AYRÈS, S. N. Educação Infantil: teorias e práticas para uma proposta pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 1 nov. 2019.
BRASIL. Senado Federal. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Brasília, DF: MEC, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1994.
FONSECA, C. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação,1998.
MINAYO, M.C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
ROSA, M. Psicologia Evolutiva. Psicologia da Infância. 4. ed. Petrópolis: Vozes, v. 2, 1986.
SIQUEIRA, R. B; CARVALHO, M. C. Literatura e cultura como convite aos professores. In: KRAMER, S; NUNES, M. C. (org.). Educação e infância: formação e responsabilidade. São Paulo: Papirus, 2013.
RICHARDSON, R J. Pesquisa Social: Métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).