HISTÓRIAS, CONTOS & FÁBULAS: TÊM QUEM CONTE? A ESCUTA DE CRIANÇAS ACERCA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS LARES INFANTIS
Abstract
O artigo intitulado “Histórias, Contos e Fábulas: têm quem conte? A escuta de crianças acerca da contação de histórias nos lares infantis”, nasce em conformidade com o desafio proposto aos membros do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência – GEPEID pelo Prof. Dr. José Carlos de Melo (Orientador), acerca da Pesquisa com Crianças. Tal temática se justifica em decorrência da atuação docente na área da educação infantil e as razões acadêmicas ocorrem pelo tema possuir estreita relação com o meu objeto de Pesquisa: O lúdico do Livro Brinquedo, enquanto mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB/UFMA. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo que versa sobre questões subjetivas e para tanto, a técnica de coleta de dados foi a entrevista com crianças, a partir de questões elaboradas pensando nas particularidades dos sujeitos. Em seguida, os dados foram articulados e apresentados, através dos quais apreendemos que na visão da maioria das crianças, não são oportunizadas experiências com as contações de histórias em seus lares, contudo, sinalizaram que tais vivências sematerializam no chão da instituição de educação infantil. Sensíveis às discussões e para não concluir, propomos oportunidades que certamente possibilitarão encontrar nos lares infantis novos mediadores e a resposta para o nosso questionamento inicial: histórias, contos e fábulas, têm quem conte?
References
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A Leitura literária na escola. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
CORAIS, Maria Cristina. A linguagem na vida, a vida na linguagem! Afinal, qual a relação entre Educação Infantil e Alfabetização? In: GOULART, C. M. A.; SOUZA, M. L. de (Orgs.). Como alfabetizar? Na roda de conversa com professores dos anos iniciais. São Paulo: Papirus, 2015.
FERREIRA, Talita Furtado. Afetividade e a formação de crianças leitoras: contribuições da teoria Walloniana. Dissertação (Mestrado em Gestão de ensino da Educação Básica) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, 2021.
HIGA, Sue Ellen Lorenti. Famílias que participam de biblioteca: A mediação afetiva na constituição do sujeito leitor. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2015.
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. O que as pesquisas com e sobre crianças podem nos dizer em tempos de crise? Campina Grande: EDUEPB, 2022.
MÜLLER, Fernanda. CARVALHO, Ana Maria Almeida. Teoria e Prática na Pesquisa com crianças: Diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
FUNDAÇÃO EDUCAR. Oficina de contação de histórias. Além do Encantamento. Fundação Educar D Paschoal, 2022.
PEREIRA, Maria Elayne Ribeiro. O Projeto “Griots (Contadores de Histórias)/UEPB” e suas contribuições para minha prática docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2017.
SANTOS, Heloísa Cardoso Varão. Fatores de Riscos em Creches: Representações sociais sobre os riscos no desenvolvimento da criança. São Paulo: Dialogar, 2018.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.
TEÓFILO, Maria da Penha. Criança, Investigação e Participação: aproximações a partir da Sociologia da Infância. In: MELO, José Carlos de; CHAHINI, Thelma Helena Costa (Orgs.). Reflexões e práticas na formação continuada de professores da Educação Infantil. São Luís: EDUFMA, 2015.
VASCONCELOS, Benedito Clarete de. A arte da Contação de histórias: uma experiência de cuidado no Projeto de Extensão PalhaSUS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2016.
VICENTE, Kyldes Batista. A literatura Infantil na Educação Infantil. In: MELO, José Carlos de (Org.). A Formação continuada de professores da Educação Infantil: distintas abordagens. São Luís: EDUFMA, 2015.
VICENTE, Kyldes Batista. Literatura Infantil: Gêneros e Temas. In: MELO, José Carlos de; CHAHINI, Thelma Helena Costa (Orgs.). Educação Infantil: Entrelaçamentos dos Saberes. São Luís: EDUFMA, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).