BRINCANDO E APRENDENDO: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE O LUGAR DO BRINCAR NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O referido artigo trata sobre o olhar da criança acerca da presença do brincar em sua rotina diária na instituição de Educação Infantil. Possui como objetivo analisar o que as crianças pensam sobre o lugar do brincar na rotina da Educação Infantil; e ainda conferir como é introduzido o brincar na rotina de sala da Educação. Para embasamento teórico utilizou-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, os referenciais curriculares, a Base Comum Curricular da Educação Infantil e teóricos como Corsino (2009), Almeida (2008), Gisela Wajskop (2001), Kishimoto (1999), dentre outros. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura e uma intervenção pedagógica com a utilização da entrevista semiestruturada com um grupo de crianças de 4 e 5 anos, em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal. Também se utilizou um bloco de anotações com registros das falas das crianças, desenhos, fotografias e vídeos. No decorrer da investigação verificamos que as crianças têm o direito ao brincar resguardado; têm grande apreço pela educadora, pois ela promove ações que envolvem brincadeiras e também se dispõe a brincar com as crianças sempre que possível. A fala das crianças deixa em evidência que, para elas, a escola é um espaço para o brincar e também para fazer tarefas, nos fazendo enxergar que o brincar e o aprender são indissociáveis ao olhar das crianças.
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