A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO RIO JARUMÃ NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA
Abstract
Este estudo foi realizado em uma escola do rio Jarumã, localizada nas ilhas ribeirinhas do Município de Abaetetuba, Estado do Pará. O objetivo desta pesquisa foi investigar como se da o processo do uso das Tics como ferramenta pedagógica a partir das perspectivas de professores de uma escola ribeirinha. O motivo da pesquisa e pautando na importância da discussão, no que diz respeito ao uso das Tics como ferramenta pedagógica na escola ribeirinha. Dessa forma busca-se no presente estudo analisar como ocorre a utilização dessas tecnologias, se há dificuldades e expectativas em trabalha-las em sala de aula considerando as especificidades culturais e locais dos estudantes. Utilizaram-se como contribuições teóricas alguns estudiosos como: Paulo Freire (2001), Imbernom (2010), Moran (2012) entre outros estudiosos do contexto educacional e tecnológico. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semienterrado de perguntas e respostas, a três docentes da instituição Após a análise dos dados apresentados percebeu-se que uma das maiores dificuldades dos professores são a falta de infraestrutura da escola que não possibilita a inserção eficaz das tecnologias em sala exemplificando a ausência na maioria da vezes de internet, fazendo assim que o educador usem outras fontes de tecnologias em sala como a dança e música advindos de suportes próprios, desse modo nas perspectivas dos educadores necessário que ‘se estabeleça uma melhor relação com a secretaria de educação para que a escola possa dispor de equipamentos tecnológicos juntamente com a qualificação do professores para’ desenvolver um ensino aprendizagem de qualidade.
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