USO DE SOFTWARE EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE ABAETETUBA
Abstract
Este artigo tem como finalidade relatar as perspectivas de professores e alunos sobre a utilização de software educacional em sala de aula das Escolas Estaduais do município de Abaetetuba quanto recurso pedagógico para ensinar/aprender a disciplina de física. O embasamento dessa pesquisa, através de Bardin (2016), Bacich e Moran (2018), Carvalho et al. (2009) e Nascimento (2010), auxiliaram na construção e aplicação de questionários via Google Forms direcionados a 05 professores licenciados em Física e 15 alunos do Ensino Médio, cujo método de análise aderido foi a Análise de Conteúdo de Bardin. Além disso, foi analisado um software educacional da área de Física que poderá auxiliar os professores no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da disciplina. O método de avaliação de qualidade e aplicabilidade dos simuladores foi realizada por meio do Método de Reeves sobressaindo os aspectos positivos de cada um e suas restrições, quando for o caso e considerando três aspectos: critérios de interface com o usuário, critérios pedagógicos e o desenvolvimento do conteúdo. Observou-se que a maioria dos entrevistados consideram a aplicação da ferramenta válida e que podem auxiliar a minimizar as dificuldades que os discentes apresentam durante a exposição aos conteúdos físicos. Quanto ao simuladores analisados verificou-se que se enquadram dentro dos critérios pedagógicos estabelecidos.
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