OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA QUILOMBOLA DO CAMPO, COM O USO DOS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS E APLICATIVOS PEDAGÓGICOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19
Abstract
O presente trabalho reflete sobre os desdobramentos educacionais da pandemia de Covid 19 sobre alunos do ensino fundamental de uma escola quilombola ribeirinha localizada no interior do municipio de Abaetetuba no Estado do Pará. A realidade da escola quilombola inserida no contexto ribeirinho amazônico do rio Genipaúba confere a análise um carater multidimensional que engloba sociail, ambiental, economica e educacional que permite um melhor entendimento do que foi vivenciado em período pandemico na região. A metodologia que amparou este trabalho foi de abordagem qualitativa, básica, descritivo de procedimento de pesquisa participante realizada na comunidade quilombola do rio Genipaúba. Os resultados apontam para profundas dificuldades de alunos e professores por conta da falta de estrutura e formação que impacta a educação do campo em áreas ribeirinhas quilombolas. A conclusão provisórias emerge uma urgente atenção da educação do campo, necessidade de políticas públicas efetivas embasadas em estudos com estes atores que cotidianamente.
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