POSICIONAMENTOS E IDENTIDADE DOCENTE: A TÉCNICA DA DRAMATIZAÇÃO

Abstract

Apresenta-se uma análise do processo de constituição identitária docente através do uso da dramatização enquanto estratégia metodológica de pesquisa. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa na perspectiva interdisciplinar no campo da educação e da Psicologia do Desenvolvimento e em abordagem Dialógico-Cultural. Participaram da pesquisa oito estudantes em formação inicial, quatro dos cursos de licenciatura em Artes Visuais e quatro de licenciatura em Ciências Agrárias. Realizaram-se dezesseis entrevistas narrativas individuais e uma entrevista coletiva. Utilizou-se a análise temática dialógica da conversação para identificar temas, significados em atos de fala e posicionamentos assumidos pelo indivíduo em relação às suas experiências socioculturais. Os resultados da pesquisa indicam que, na dramatização, a interação entre os posicionamentos de si produz significados em um contexto de conflito que envolve os participantes sobre a docência e implica desenvolvimento humano e constituição identitária docente.

Author Biography

Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Graduado em Filosofia (UFMA). Mestre em Cultura e Sociedade (UFMA). Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB). Professor no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

References

AKKERMAN, S. F.; MEIJER, P. C. A dialogical approach to conceptualizing teacher identity. Teaching and Teacher Education, v. 27, p. 308-319, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X10001502. Acesso em: 04 mar. 2018.

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Código de Ética. Educational Research, v. 40, n. 3, p. 145-156, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/894/89462648021/html/. Acesso em: 8 ago. 2018.

ARVAJA, M. Building teacher identity through the process of positioning. Teaching and Teacher Education, v. 59, p. 392-402, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X16301524. Acesso em: Acesso em: 10 mar. 2018.

BAKHTIN, M. M. (VOLOCHÍNOV, V. N.) Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. M. Os Gêneros do Discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 1993. Disponível em: http://lutasocialista.com.br/livros/V%C1RIOS/BAKHTIN,%20M.%20Para%20uma%20filosofia%20do%20ato.pdf. Acesso em: 2 fev. 2017.

BARROCO, S. M. S.; SUPERTI, T. Vigotski e o estudo da Psicologia da Arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia e Sociedade, v. 26, n. 1, p. 22-31, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/vr5bbMpFznNZRsVTMJFxVqN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 7 abr. 2018.

BOGATYREV, P. Os signos do teatro. In: J. Guinsburg, J. T. C. Netto & R. C. Cardoso. Semiologia do teatro, 2006. São Paulo: Perspectiva. Disponível em: https://www.scribd.com/document/489526737/R-Ingarden-P-Bogatyrev-J-Honzl-e-T-Kowzan-O-Signo-Teatral. Acesso em: 15 out. 2018. p. 71-91.

BORGES, F. T.; ARAÚJO, P. C.; AMARAL, L. de C. do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. especial, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/sNn7ZM8qxJMk6P3cQbBjHZB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 jun. 2016.

BORGES, F. T.; VERSUTI, A. C.; PIOVESAN, A. de F. Lorqueando: A literatura como vivência estética de si e do outro na educação à distância. Revista Contrapontos, v. 12, n. 3, p. 341-349, 2012. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/3887. Acesso em: 12 jul. 2017.

BRUNER, J. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Tradução de Juan Carlos Gomes Crespo e José Luis Linaza. Madri: Alianza Editorial, 1991.
CAIXETA, J. E.; BORGES, F. T. Da entrevista narrativa à entrevista narrativa mediada: definições, caracterizações e usos nas pesquisas em desenvolvimento humano. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 6, n. 4, p. 67-88, 2017. Edição especial. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322207708_Da_Entrevista_Narrativa_a_Entrevista_Narrativa_Mediada_definicoes_caracterizacoes_e_usos_nas_pesquisas_em_desenvolvimento_humano. Acesso em: 22 jul. 2018.

CAPUCCI, R. R.; SILVA, D. N. H. Quando vida e arte se encontram: um diálogo entre Vigotski e Stanislavski. Psicologia em estudo, v. 22, n. 3, p. 409-420, 2017. DOI 10.4025/psicolestud.v22i3.35869. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1102369. Acesso em: 10 jan. 2018.

DANG, T. K. A. Identity in Activity: examining teacher professional identity formation in the paired-placement of student teachers. Teacher and Teacher Education, v. 30, p. 47-59, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X12001527. Acesso em: 20 abr. 2017.

DAVIES, B.; HARRÉ, R. (1990). Positioning: The discursive production of selves. Journal for the Theory of Behaviour, v. 20, n. 1, p. 43-73. DOI 10.1111/j.1468-5914.1990.tb00174.x. Disponível em: Positioning: The Discursive Production of Selves - DAVIES - 1990 - Journal for the Theory of Social Behaviour - Wiley Online Library Acesso em: 05 jun. 2017.

DELARI JÚNIOR, A. Sentidos do drama na perspectiva deVigotski: um diálogo no limiar entre arte e psicologia. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 181-197, abr./jun. 2011. Disponível em: https://SciELO - Brasil - Sentidos do “drama” na perspectiva de Vigotski: um diálogo no limiar entre arte e psicologia Sentidos do “drama” na perspectiva de Vigotski: um diálogo no limiar entre arte e psicologia. Acesso em: 4 fev. 2018.

FAZION, F.; LOUSADA, E. G. A entrevista em autoconfrontação para o desenvolvimento: diálogo de uma professora com sua prática. Delta: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 32, n. 1, p. 215-236, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/rpHYfRnZ4fpgmWJMFfWkLDC/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2018.

FIORIN, J. L. Interdiscursividade e Intertextualidade. In: BRAIT, B. (ed.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2016. p. 161-193.

FORCIONE, T. L.; BARBATO, S. Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal. Linhas Críticas, v. 23, n. 51, p. 351-368, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228. Acesso em: 20 abr. 2018.

LINELL, P.; LINDSTRÖM, J. Partial intersubjectivity and sufficient understandings for current practical purposes: on a specialized practice in Swedish conversation. Nordic Journal of Linguistics, v. 39, n. 2, p. 113–133, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308917736_Partial_intersubjectivity_and_sufficient_understandings_for_current_practical_purposes_On_a_specialized_practice_in_Swedish_conversation. Acesso em: 07 ago. 2017.

MIETO, G. S. de M.; BARABATO, S.; ROSA, A. Professores em transição: produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. especial, p. 1-10, 2016. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-842289. Acesso em: 25 abr. 2017.

MOREIRA, M. C. Teorias da aprendizagem. 2. ed. São Paulo: E.P.U., 2018.

PAULA, L. de. Círculo de Bakhtin: uma análise dialógica de discurso Bakhtin. Revista de Estudos da Linguagem, v. 21, n. 1, p. 239-158, 2013. Disponível em: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5099. Acesso em: 15 abr. 2017.

PEREIRA, D. de M. Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis. Urdimento, v. 1, n. 24, p. 174-185, 2015.

SIGARDO, A. P. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, v. 21, n. 71, p. 45-78, 2000. DOI 10.1590/S0101-73302000000200003. Disponível em: SciELO - Brasil - O social e o cultural na obra de Vigotski O social e o cultural na obra de Vigotski. Acesso em: 4 abr. 2018.

SILVA, C. C. da.; BORGES, F. T. Análise temática dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas. Linhas Críticas, v. 23, n. 51, p. 245-267, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8221 Acesso em: 8 jun. 2018.

STELLA, P. R. Palavra. In: B. Brait (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2006. p. 177-190.

VALSINER, J. Cultural psychology as a theoretical Project. Studies in Psychology, p. 1-18, 2019a.

VALSINER, J. Culture in minds and societies: foundations of cultural psychology. Worcest, New Delhi: Sage Publications, 2006.

VALSINER, J. Generalization in Science: abstracting from unique events. In: HØJHOLT, C.; SCHRAUBE, E. (eds). Subjectivity and knowledge: Generalization in the psychological study of everyday life. New York: Springer, 2019b. p. 1-20.

VIDOR, H. B. O papel do espectador no processo de drama educação e sua relação com o fenômeno da teatralidade. Urdimento, v. 9, p. 59-67, 2007.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia concreta do homem (Manuscrito de 1929). Educação & Sociedade, v. 21, n. 71, p. 21-44, 2000. Disponível em: http://www.redalyc.org/artículo.oa?id=87313695002. Acesso em: 15 mar. 2017.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. Tradução de P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKY, L. S. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. 1. ed. Barcelona: Editorial Crítica, 1978.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.

WERTSCH, J. V. Mediation. In: DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. V. (eds.). The Cambridge companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 178-192.

WERTSCH, J. V. Voices of the mind: a sociocultural approach to mediated action. Cambridge, Massachusettes: Harvard University Press, 1993.
Published
2023-02-27