AN INVENTION AND THREE REVOLUTIONS: A BRIEF HISTORY OF AUDIOVISUAL
Abstract
O presente artigo tem por objetivo explicitar uma breve história do audiovisual, tendo como mote central três revoluções: a TV, o videotape e o youtube. A história do audiovisual no Brasil deve grandes favores à televisão. Elevada à categoria de veículo de comunicação de massa, com ares de hegemonia sobre os ditames da cultura e hábitos nacionais, notadamente das classes menos favorecidas, a partir da década de 1960 as novelas, minisséries, telejornais – e mesmo as peças publicitárias – converteram-se em ‘mercadorias’ consumidas por milhões de brasileiros, todos os dias e a qualquer hora. A revolução provocada pelo Youtube na linha do tempo do audiovisual não fica circunscrita a números e estatísticas. Pela primeira vez na história, cada pessoa, profissional ou amadora, poderia produzir e publicar seus vídeos. Cinematógrafo-cinema, tubo de raios catódicos-televisão, videotape, Youtube, vídeo on demand, Netflix. Na rota que delimitamos para tentar construir uma história do audiovisual no mundo e no Brasil, esses foram termos-chave para abrir períodos, marcar épocas, romper paradigmas, revolucionar a indústria do meio. Há outras rotas, como já dissemos, que seguidas também irão revela diferentes meandros de uma história, de uma indústria, de uma arte que nasceu para se reiventar continuadamente
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