(CON)TEXTS OF TEACHER TRAINING IN TOCANTINS, NEOLIBERAL POSTULATES AND BNCC
Abstract
O artigo tematiza a respeito das políticas de formação docente Brasil e suas reverberações no Tocantins e no Sistema de Ensino, desde o processo de redemocratização do país, e aponta a estreita relação entre os postulados neoliberais, a formação docente e discente na educação básica materializada na publicação da BNCC. Em uma perspectiva crítica, assenta-se em revisão bibliográfica e análise documental. Tem por objetivo apontar a incursão dos ideais neoliberais nas políticas de formação de professores no território tocantinense como reflexo das políticas adotadas em nível nacional, relacionando a necessidade do aprimoramento advindo dessas políticas em prol dos postulados neoliberais, que abarcam também o currículo da educação básica. Aborda numericamente dados da educação no contexto histórico de criação do estado do Tocantins, e as relações com a ampliação de políticas para a formação de professores, desvelando as relações diretas com interesses do mercado e as reformas na educação básica.
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