DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE SÃO VALÉRIO- TO
Abstract
A presente pesquisa apresenta um estudo de caso com abordagem qualitativa a partir da formação de um grupo focal com o qual foi realizada uma entrevista, a qual objetivou-se compreender o processo de construção da identidade profissional de docentes dos componentes curriculares de Ciências e Química de uma unidade de ensino de São Valério/TO. O trabalho contou com pesquisas bibliográficas como bancos de dados para alicerçar todo o arcabouço teórico, sendo um conjunto que contém artigos, livros, notas técnicas, publicados com resultados das pesquisas de autores.Os dados coletados foram tabulados de acordo com a análise de conteúdos desenvolvidos por Bardin (2011). A técnica preza pelo rigor metodológico sendo desenvolvida de maneira sistemática, a partir de três fases: a) pré-análise; b) exploração do material, categorização e codificação; c)tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Por intermédio da entrevista, foi possível identificar os elementos importantes para a construção da identidade profissional docente ao longo da formação e da prática pedagógica. Adotou-se a análise de conteúdo desenvolvida por Bardin para categorização e interpretação dos resultados, que mostram ser possível identificar elementos importantes para a construção da identidade profissional docente ao longo da formação e da prática pedagógica. Conclui-se que a identidade profissional docente não se trata de uma entidade estável, fixa e definitiva, mas sim um mecanismo que permite, diariamente, a construção de novas formas de ser e estar na profissão.
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