A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: DESAFIOS ATUAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS
Abstract
References
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988;
BRASIL. Lei nº 6.001, de 19 de dez. 1973. Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Diário Oficial, Brasília, 21 de dez. 1973.
BRASIL. Lei 10.172/2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial, 2001.
BRASIL. Decreto 6.861/2009. Dispõe sobre a educação escolar indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providencias. Publicado no Diário Oficial em 28 de maio de 2009.
BRASIL. Decreto 5.051/2004. Promulga a Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre Povos Indígenas e Tribais. Entrou em vigor em 19 de abril de 2004.
BELLI, E. Sant’Ana. (1999). Uma proposta de EaD para o curso técnico de secretariado. Florianópolis. (Dissertação de Mestrado). Disponível em:
CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998. Disponível em:
CURY, C. R. J. A questão Federativa e a Educação Escolar. In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. (Orgs). Educação e Federalismo no Brasil: combates as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília-DF: UNESCO, 2010, p. 149 a 168.
DIAS, E.; PINTO, F. C. F. Educação e sociedade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 104, p. 449-454, set. 2019. Disponível em:
GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. Disponível em:
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GRUPIONI, L. D. B; SECCHI, D.; GUARANI, V. Legislação escolas indígena. Disponível em:
HORN, M. B.; STAKER, H. Blendend: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2005. Disponível em:
HODGES, C.; et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professores e Tecnologia. v 2. Disponível em:
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. Disponível em:
BANIWA, G. L. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em:
MATTAR. J. (Org.) Relatos de pesquisas em aprendizagens baseadas em games. São Paulo: Artesanato Educacional, 2020. Disponível em:
MORALES, S. Novo normal: entenda mais sobre esse conceito e o impacto dele na sociedade. EnfoqueMS, Mato Grosso do Sul, Edição 05/11/2020. Disponível em:
PERRENOUD, P. 10 Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SOARES, A. de A. Covid-19 no amazonas e a vulnerabilidade da saúde e da educação indígena. Revista de Estudos Amazônicos – UFAM. ano 20, n. 2, jul./dez. 2020. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).