A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JAGUARÃO, RIO GRANDE DO SUL
Abstract
O objetivo desta pesquisa é apresentar a percepção dos docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino do município de Jaguarão, Rio Grande do Sul, acerca da formação de sua identidade docente. É uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, exploratória e descritiva com procedimentos técnicos documental, bibliográfico e pesquisa de campo. Foi realizada com sete dos oito docentes de AEE de tal rede de educação no ano de 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado. A análise dos dados seguiu as orientações da teoria da análise de conteúdo. Como resultados, considera-se que a formação da identidade dos docentes que atuam no AEE ocorreu por fatores externos e internos a sua formação o que, de forma geral, vai ao encontro do que a literatura especializada na área apresenta, ou seja, é necessário formação e profissionalização para trabalhar com AEE.
References
ARRUDA, M. A; ALMEIDA, M. de. Cartilha da inclusão escolar: Inclusão Baseada em Evidências Científicas. Rio Preto: ABDA, 2014. Disponível em: https://www.andislexia.org.br/cartilha.pdf. Acesso em: 08 jul. 2022.
BECK, C. Os 3 Saberes da Docência. Andragogia, 2017. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/3-saberes-docencia/. Acesso em: 08 jul. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=13146&ano=2015&ato=c4aUTW65UNVpWT495. Acesso em: 08 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo a Vida, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias_1/mec-lanca-documento-sobre-implementacao-da-pnee-1/pnee-2020.pdf. Acesso em: 07 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 jul. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7853.htm. Acesso em: 08 jul. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
COURTOIS, B. et al. Transformations de la formation et recompositions identitaires en entreprise. In: BARBIER, J.-M.; BERTON, F.; BORU, J.-J. (Coord.). Situations de travail et formation. Paris: L’Harmattan, 1996.
FRANCISCHINI, R. F. Identidade Docente e Educação Especial: perfil e história de vida de professores das salas de atendimento educacional especializado. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/423/1/dissertacao_francisquini_2016.pdf. Acesso em: 6 jul. 2022
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, A. A. Estudo de Caso - Planejamento e Métodos. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, ano XIV, v. 15, n. 16, 2008.
IZA, D. F. V., et al. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, 2014, Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978. Acesso em: 08 jul. 2022.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. São Paulo: Altas, 1990.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
MUNSBERG, J. A. S.; DA SILVA, D. R. Q. Constituição Docente: formação, identidade e professoralidade. In: Seminário Internacional de Educação, 14. 2014, Novo Hamburgo. Anais... Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2014. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c735bc84-d79f-4e7a-9ef3-51415c94f684/CONSTITUI%C3%87%C3%83O%20DOCENTE%20FORMA%C3%87%C3%83O,%20IDENTIDADE%20E%20PROFESSORALIDADE.pdf. Acesso em: 08 jul. 2022.
NASCIMENTO A. Q. do; FAUSTO I. R. de S.; SANTOS, M. S. dos; FERREIRA M. R. P.;SANTOS S. S. dos; JÚNIOR C. A. B. Os saberes da experiência e suas implicações na formação docente, 2019. Disponível em http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/os-saberes-da-experiencia-e-suas-implicacoes-na-formacao-docente. Acesso em: 27 jun 2022.
PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REIS, M. B. de F. Política Pública, Diversidade e Formação Docente: uma
interface possível. 2013. 279f. Tese (Doutorado em Ciências, em Políticas Públicas,
Estratégias e Desenvolvimento) – Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de
Janeiro-RJ, 2013.
REIS, M. B. de F.; SANTOS, T. P. dos; OLIVEIRA, B. F. de. Educação na e para a Diversidade: a busca pelo exercício da alteridade. In: REIS, M. B. de F.; LUTERMAN, L. A. (Org). Interdisciplinaridade na Educação: redimensionando práticas pedagógicas. Anápolis/Goiás: UEG, 2017.
RIBEIRO, D. M.; SILVA, M S. da; LUSTOSA, F. G. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, F. A. de; RIBEIRO, D. M.; MUNIZ NETO, J. S. (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Rio de Janeiro: Vozes. 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).