CONCEPÇÕES E REPERCUSSÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO COMPONENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS

Résumé

O artigo investiga quais as concepções que o Documento Curricular do Tocantins tem sobre as tecnologias digitais no componente de Língua Portuguesa, nas habilidades do 5º ano. A pesquisa é de cunho documental e utiliza as categorias analíticas Tecnologias digitais como espaço ou mundo, como ferramenta ou técnica, como linguagens ou objeto discursivo e como tecnologia digital da informação e comunicação para se agir socialmente.   Os resultados evidenciam que as concepções predominantes nas habilidades investigadas se referem à categoria da tecnologia como espaço ou mundo. Apontam também que as concepções das tecnologias digitais apresentam-se de forma articulada, quando uma mesma habilidade é perpassada por todas as concepções investigadas. Acredita-se que os reflexos do Documento Curricular do Tocantins, pela sua proposta quanto às tecnologias digitais, poderão ser positivos para o ensino e aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur

Joaquim Alves da Silva Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisador voluntário da UFT.  Tocantins, Brasil. 

Mario Ribeiro Morais, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (UFT). Professor Adjunto I do Curso de Letras da UFT , Câmpus de Porto Nacional. 

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Publiée
2023-02-06