A LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO TIMORENSE: UM CASO PARA SE (RE)PENSAR
Abstract
Este trabalho objetiva compreender como o ensino de língua portuguesa no contexto universitário contribui para a formação identitária dos estudantes timorenses, considerando que Timor-Leste integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para isso, parte-se do pressuposto que há defasagens no ensino do português na educação superior em decorrência das lacunas deixadas no ensino secundário. Desse modo, a inserção do português no nível da graduação teria a pretensão de promover a proficiência dos nativos em relação ao idioma. Diante disso, adota-se a pesquisa bibliográfica, visando dar conta do objetivo proposto. Ao fim, conclui-se que a língua portuguesa em âmbito universitário pode colaborar para a formação identitária dos estudantes timorenses por remeter à trajetória histórica do país e, por se apresentar aos nativos de forma passiva, sendo uma língua de prestígio no território em razão da sua utilização em documentos oficiais e da manutenção do seu caráter de oficialidade.
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