SINGULARIDADES NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS INDÍGENAS
Abstract
O “Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola” é uma ação política voltada à educação escolar indígena a fim de atender aos direitos específicos dos povos originários do Brasil. Este texto aborda os aspectos relacionados à formação continuada dos professores Terena, Apiaka, Kayabi e Munduruku da região norte de Mato Grosso, no processo de alfabetização, letramento e numeramento e na produção colaborativa de material didático bilíngue. A pesquisa colaborativa para a produção de materiais didáticos teve por referência as pedagogias indígenas próprias na produção de material didático e a política sociolinguística que permeia as lutas históricas dos povos originários. A partir das falas dos coordenadores indígenas compreendemos a formação continuada associada à mobilidade da construção de um currículo e de uma escola, em que os valores tradicionais, os seus saberes originários, são conteúdos-temas que se articulam, interdisciplinarmente, porque abarcam diferentes áreas organizadas nos pressupostos epistemológicos da didática e da ciência indígena. Um fazer intercultural, respeitando a produção de conhecimentos indígenas e não indígenas, com consciência de que a escola continua com preceitos colonizadores, mas que, ao ressignificá-los, hibridizam-na e a interculturalizam, na perspectiva da interculturalidade crítica e decolonial.
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