LETRAMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS (RRI): UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA DE ESCOLARIZAÇÃO ABERTA DO PROJETO CONNECT
Abstract
O presente texto relata uma experiência de Escolarização Aberta subsidiada pelo projeto CONNECT, visando a promover um trabalho pedagógico mais envolvente com questões científicas. Apoiando-se nas investigações sobre Escolarização Aberta (COMISSÃO EUROPEIA, 2018; OKADA, RODRIGUES, 2018), Letramento Científico (BRANCO et al., 2020; BNCC, 2017; SANTOS, 2007) e Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) (COMISSÃO EUROPEIA, 2012; OKADA, 2015; 2016), pretende-se discutir estratégias que contribuam para novas abordagens educacionais mais engajadas e colaborativas sobre temas pertinentes às inovações científicas. Para tanto, apresenta-se este relato de experiência, que reflete sobre a aplicação de uma sequência didática baseada na metodologia do projeto CONNECT que foi aplicada em três turmas de 2ª série do Ensino Médio de um colégio paranaense da rede privada de ensino. Os resultados demonstram que a Escolarização aberta aliada ao RRI é um dos caminhos para a promoção de uma aprendizagem científica mais crítica e reflexiva por parte dos educandos.
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