O ENSINO DE HISTÓRIA E A LITERATURA AFRO: ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS
Abstract
Este trabalho visa tratar do diálogo entre literatura e história, a partir do ensino da história da África, por meio da literatura e do conhecimento das narrativas históricas. Na realidade em que apresentam mulheres e homens negros ou afros descendentes que se posicionam em relação a esses liames no contexto literário, como atores sociais. É na escola, que educandos desenvolvem habilidades que proporcionam aos indivíduos a oportunidade de internalizar/externalizar o conhecimento e construir novos conceitos, os educandos tendem a reconhecer a gênese de sua trajetória, referenciando suas relações sociais ao seu conhecimento inserido de forma ativa no meio social, no qual contribui com a construção da sua identidade. O objetivo geral se desenrolou pela análise, entre a relação da ação educativa com a identidade afrodescendente, juntamente com a memória no processo formativo do educando, a partir da incursão do tema literatura, história e memória, compreendendo ensino da história da África e como os elementos curriculares e metodológicos, representam a escrita de si dos Afrodescendentes. Desta maneira, o conhecimento da literatura historiográfica se faz relevante na medida em que a escolarização dessa produção orientou a prática do ensino de história nas escolas. Portanto, o desafio é problematizar o etnocentrismo e eurocentrismo, que fundamentou a história do Brasil ensinada nas salas de aula, que nos instiga a buscar mudanças significativas na abordagem da história e da cultura afro-brasileira no que tange ao seu ensino.
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