ECOFORMAÇÃO AMAZÔNIDA: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES ENTRE SABERES E ADVERSIDADES NA E DA AMAZÔNIA LEGAL
Abstract
O contexto educacional amazônida é perpassado por grande adversidade que envolve dimensões culturais, políticas, sociais, econômicas, ambientais. Entre saberes e adversidades nesse âmbito educacional, questiona-se: a ecoformação pode ser uma proposição de formação que as enfrente, ao reconhecer a diversidade amazônida? Diante dessa problemática, esse trabalho tem por objetivo refletir sobre uma perspectiva ecoformadora amazônida em contexto educacional. A partir de uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, dentre os mais variados aportes teóricos, buscamos dialogar com autores da região amazônica, além de nacionais e internacionais. Esse diálogo propiciou a compreensão de que a perspectiva ecoformadora se pauta em uma formação integral do sujeito tendo como finalidade partir das vivências do indivíduo e se efetivar pela própria vida. Dessa maneira, acreditamos que a ecoformação reconhece as adversidades da experiência humana e se interconecta com diferentes saberes e contextos para formar-se com e para a vida humana e planetária.
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