ATLAS ENCICLOPÉDICO DOS SABERES TRADICIONAIS: REFLEXÕES SOCIOEDUCATIVAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL-AP
Abstract
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a produção do atlas enciclopédico dos saberes tradicionais da Amazônia Amapaense, como recurso didático-pedagógico que conecta os saberes tradicionais e locais no saber-fazer do cotidiano escolar, em escolas famílias agroextrativistas do Amapá, que pautam seus instrumentos de ensino na pedagogia da alternância, e suas bases epistemológicas na pedagogia da terra, popular freiriana e ecologia de saberes. As EFAs que integram esta pesquisa se localizam no Arquipélago do Bailique, Carvão (Mazagão), Beira Amazonas (Macacoari) no estado do Amapá. A metodologia adotada baseia-se numa abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o trabalho que as EFAs vem desenvolvendo na Amazônia oriental é uma alternativa viável à uma educação que integre saberes tradicionais e locais ao ensino formal. Logo, podemos afirmar que o Atlas se constitui como uma recurso pedagógico eficiente para uma adequação curricular voltada ao modo de vida das populações tradicionais que tem na terra, na floresta e nas águas o seu sustento e a sua existência ao mesmo tempo.
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