PROPOSTA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM REVISTAS CIENTÍFICAS DE DIREITO BRASILEIRAS
Abstract
Com metodologia dedutiva e experimental, apresenta-se uma proposta do Núcleo de Inovação em Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para a utilização da ferramenta LaTeX no editorial de revistas científicas voltadas ao Direito. Via de regra, revistas científicas na área do Direito e autores de trabalhos científicos passam por dificuldades relacionadas à morosidade de processos de formatação e diagramação de textos, de adequação às normas metodológicas e de revisão textual. Com a aplicação da linguagem de programação LaTeX, poupa-se tanto editores quanto autores destas tarefas. Especialmente para autores, reserva-lhes tempo hábil para a atividade intelectual propriamente dita e criação de conteúdo científico de qualidade. Ao implementar a ferramenta do LaTeX no editorial de revistas científicas no Direito, conclui-se que os ganhos para a área vão além da celeridade na edição e avaliação de trabalhos científicos. Por meio de critérios como acessibilidade, usabilidade, possibilidade de compartilhamento de informações, interface e configuração, o LaTeX propicia o desenvolvimento e a inovação em revistas científicas jurídicas.
References
ACQUOLINI, N. T. Um breve panorama da evolução tecnológica das revistas científicas. ScientiaTec, v. 2, n. 3, 2015.
ARELLANO, M. A. M.; FERREIRA, S. M. S. P.; CAREGNATO, S. E. Editoração eletrônica de revistas científicas com suporte do protocolo OAI. In: FERREIRA, S. M. S. P.; TARGINO, M. das G. (Orgs). Preparação de revistas científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & Autores, 2005.
BARBALHO, C. R. S. Periódico científico: parâmetros para avaliação de qualidade. In: FERREIRA, S. M. S. P.; TARGINO, M. das G. (Orgs). Preparação de revistas científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & Autores, 2005.
BRITTO, M. C. de S.; CRUZ, F. B. da. Visual Law e inovação: uma nova percepção para o processo eletrônico no direito brasileiro. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 47, 2021.
______; ERZINGER, F. H.; BARDDAL, J. P. A aprendizagem de máquina como instrumento no Direito. In: MARQUES, C. S. da P.; FERRAZ, M. O. K. Direito, tecnologia e inovação: reflexões interdisciplinares. Belo Horizonte: Senso, 2020.
CORDEIRO, E. de C. A.; JOAQUIM, C. H.; CEDRAN, D. H. Tutorial de uso do LaTeX para escrita científica. São Carlos: 2013. Disponível em:
CRUZ, F. B. da; BRITTO, M. C. de S.; MOREIRA, G. M.; BRITTO JUNIOR, A. de S. Robôs substituem juízes? O estado da arte da inteligência artificial no judiciário brasileiro. Revista Antinomias, vol. 3, n. 1, p. 8-41, 2022.
GONÇALVES, J. R.; CARALHO, A. L. M. de; SILVA, M. J. da; ARAÚJO, M. F. de; NASCIMENTO, S. B. da S. L; ALVES, Y. L. de O. A evolução da tecnologia na educação. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros, v. X, n. 37, p. 21-34, jan./mar., 2019.
HEVNER, A.; MARCH, S.; PARK, J.; RAM, S. 2004. Design Science in Information
Systems Research. MIS Quarterly, v. 28, n. 1, mar. 2004.
IEEE. IEEE Conference Template – Overleaf. Disponível em:
KAVAMURA, E. E. Formatação de trabalhos acadêmicos LaTeX – ABNT – UFPR, 2018. Disponível em:
KNUTH, D. E. The TEXbook. Addison-Wesley, 1984. ISBN 0–201–13448–9.
KOTTWITZ, S. LaTeX beginner’s guide. Birmingham: Packt, 2011.
LACERDA, D. P. ; DRESCH, A. ; PROENÇA, A. ; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção. Gestão da Produção, São Carlos, vol. 20, n. 4, p. 741-761, 2013. ISSN 0104-530X.
LAMPORT, L. LATEX: A Document Preparation System. Addison-Wesley, 1994. ISBN 0–201–52983–1.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MENON, L. T.; BRITTO, M. C. de S.; MOREIRA, G. M.; CRUZ, F. B. da. Inteligência artificial e Direito: uma solução computacional capaz de prever decisões judiciais. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 47, 2021.
RIBEIRO, L. G. G.; CABRAL, A. L. N.; RIBEIRO, Sidiney Duarte. Automação da advocacia, tecnologia e decisões judiciais: Reflexões sobre a aplicação da tecnologia ao Direito. Meritum, vol. 16, n. 2, ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.46560/meritum.v16i2.7934.
SANTO, S. A. C. do E.; MOURA, G. C. de; SILVA, J. T. da. O uso da tecnologia na educação: Perspectivas e entraves. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, a. 5, ed. 1, vol. 04, pp. 31-45, jan. de 2020. ISSN: 2448-0959. Disponível em:
SIMON, H. The Sciences of Artificial. Cambridge: MIT Press, 1996.
SOARES-LEITE, W. S; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. do. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 5, n. 10, p. 173-187, 2012.
STUMPF, I. R. C. Passado e futuro das revistas científicas. Ciência da Informação, vol. 25, n. 3, 1996. Disponível em: < https://brapci.inf.br/index.php/res/v/19165>. Acesso em: 21 ago. 2021.
______. Reflexões sobre as revistas brasileiras. Intexto, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 1998. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/3369 >. Acesso em: 08 set. 2021.
TAKAHASHI, T. Inclusão social e TICs. Inclusão Social, v. 1, n. 1, p. 56-59, 2005.
VAZ, C. L. D. Aprendendo LaTeX. Labmac – UFPA, 2001. Disponível em:
WENDT, A. M.; HALBERSTADT, F. F.; SOMAVILLA, F.; DIAS, F. H. S.; PASINATO, H. de M. Minicurso de LaTeX. Universidade Federal de Santa Maria/RS, 2013. Disponível em:
WIERINGA, R. Design science as nested problem solving. New York, ACM, 2009.
WIKIMEDIA COMMONS. LaTeX logo. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).