EDUCATION AS ART: KANTIAN REFLECTIONS ON CHILDHOOD AND PEDAGOGY
KANTIAN REFLECTIONS ON CHILDHOOD AND PEDAGOGY
Abstract
O presente estudo objetiva discutir a obra kantiana Sobre a Pedagogia, com foco na educação como arte. Entende-se ser Kant um clássico, ou seja, seus pensamentos atravessam tempo e espaço, trabalhando filosoficamente questões como educação, infância, corpo infantil e mesmo a arte. Para isso, além da revisão da obra citada, foram debatidos comentadores, de modo a enriquecer a discussão. Os resultados mostraram a atualidade do pensamento kantiano, evidenciando a educação como arte pela sua finalidade de “hominização”, por seu desvelamento como arte de educar e como arte da educação. Concluiu-se pela necessidade da constante reflexão que a prática pedagógica requer, o que implica pensar sobre infância, corpo do infante e a própria educação. Fundamental a crítica kantiana e da filosofia como um todo para a não naturalização de conceitos, bem como a percepção de que a finalidade da educação necessariamente a implica como arte.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).