O PROTOCOLO PECS COMO INTERVENÇÃO ALTERNATIVA PARA FACILITAR A DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
PECS protocol as an alternative intervention to facilitate the communication difficulties and development of children with autism
Abstract
O transtorno do espectro de autismo é uma perturbação que afeta o desenvolvimento físico, social, cognitivo e de comunicação de crianças, prejudicando assim sua inserção social e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na escola devido às suas restrições. Dessa forma, há diversos protocolos de cunho psicopedagógico, que buscam desenvolver habilidades e assim melhorar a qualidade de vida das crianças e suas famílias como o PECS, que trabalha a comunicação e inserção social por meio de figuras e desenhos. Neste sentido, esta pesquisa analisou o desenvolvimento de uma criança autista que realiza atividades com uso de PECS como educação alternativa para seu desenvolvimento. Sua mãe e professora também participaram da pesquisa, na qual se concluiu que o protocolo deve ser utilizado de maneira isolada, conforme a necessidade de cada aluno, para que os avanços e superação das limitações sejam benéficos para a melhoria da qualidade de vida dos autistas.
Palavras-chave: Troca de figuras. Práticas Pedagógicas Alternativas. Intervenções Psicopedagógicas.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).