ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
Abstract
Considerando o papel dos professores polivalentes da Educação Básica, essa pesquisa do tipo qualitativa e de perspectiva diagnóstica apresenta como objetivo diagnosticar as formas de abordar o texto literário para despertar a atenção e formar alunos leitores, ainda no ensino fundamental I. A base teórica está fundamentada nas contribuições de: Marisa Lajolo, Regina Zilberman (2019) e Fischer (2006), que discutem sobre a formação do leitor; Dalvi, Rezende, Jouver-Faleiros (2013); Teresa Colomer (2007) e Regina Zilberman (2008;2009; 2012) ao abordar o papel da literatura na escola. Visamos ações estratégicas para abordagem e apresentação da leitura literária de forma significativa com vistas a formar uma criança leitora para além das práticas escolares. O trabalho parte de entrevista semiestruturada que investigou como o professor faz a abordagem introdutória de uma obra literária, como faz a mediação e como é realizada a escolha dos livros. A análise dos resultados apresenta muito esforço para promover um espaço possível no modo de tornar aprazível a formação do aluno leitor bem como promover o letramento literário, pois cada professor formula e utiliza uma sequência didática adaptada as situações e a públicos diferentes.
References
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola; Tradução: Laura Sandrone. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DALVI, M. A; REZENDE, N.L; Leitura de literatura na escola (orgs). São Paulo: Parábola,2013.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FISCHER,Steven R. História da Leitura.Tradução Claudia Freire. São Paulo:Editora UNESP,2006.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23ª. Ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
LAJOLO, M. O texto não é pretexto, in Leitura em Crise na Escola. As Alternativas do Professor. Regina Zilberman (org.), Porto Alegre: mercado Aberto, 1982.
MELO, Marcio Araújo de; SILVA, Luiza Helena Oliveira. O leitor atrapalhado e a formação docente. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 35. 2018.
PAIVA, Aparecida; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida, Letramento literário na sala de aula: desafios e possibilidades. In: MACIEL, Francisca Izabel Pereira, CASTANHEIRA, Maria Lucia; MARTINS, Raquel Márcia Fontes: Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Ceale, 2009.
SOUSA, José Francisco de. Contribuições da Análise do Comportamento para a Formação de Leitores no Ensino Fundamental I, IN: TOUFER, Adauto Locatelli; CUSTÓDIO, Pedro Baluas; RAMOS, Welligton Furtdo, (Orgs). Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino Fundamental I. ed. Jundiaí. SP: Paco Editorial, 2020.
TEIXEIRA, R. F. B; ROTERS, G. A, Leitura literária e livro didático: uma
parceria possível? In: Congresso Nacional de Educação, 8., comunicações.
Curitiba: PUCPR, 2008. Disponível em:
ZILBERMAN, Regina. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo – v. 5.n.1 – 9-20 – jan/jun. 2009.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Revista Via Atlantica. N. 29. jun, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).