EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: ENTREVISTA COM TERESA SARMENTO
Abstract
Neste dossiê, que versa sobre as experiências e reflexões do estágio de docência no PPGE/UFJ, publicado na Revista Humanidades e Inovação – Unitins, entrevistamos a Profa. Dra. Teresa Sarmento, da Universidade Federal do Minho, em Portugal, que possui uma experiência consolidada na formação de professores, tanto na graduação como na pós-graduação, onde, ao longo de sua carreira desenvolveu diferentes experiências de estágio e iniciação à docência.
Na entrevista, realizada no mês de maio de 2022, tivemos a satisfação de conversarmos sobre sua trajetória formativa e sobre suas experiências como professora e pesquisadora na formação de professores em Portugal e suas relações com as experiências no Brasil. Tratou-se de um momento de muitas aprendizagens sobre as referências, concepções e experiências dessa pesquisadora portuguesa sobre a temática do dossiê.
References
SARMENTO, T.; ROCHA, S. Narrativas sobre o estágio na formação de professores no Brasil e em Portugal. Revista de Estudos e Investigación en Psicoloxía e Educación, vol. extr., n. 6, p. 383-388, 2017.
SARMENTO, T. Tempos de mudança na formação das educadoras de infância. Essentia: Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia. v. 17, n. 1, p. 67-102, 2016.
PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão, v. 53, n. 39, p. 76-103, set./dez., 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).